Durante esta terça-feira (15), a Secretaria Municipal de Educação (SME) se reuniu com os diretores das 61 escolas da rede. Pela manhã o encontro foi com os profissionais do ensino fundamental II. À tarde, foi a vez do ensino fundamental I e educação infantil. Na pauta estava a apresentação dos conselheiros tutelares que tomaram posse em janeiro deste ano, a nova portaria dos repasses para as escolas, merenda e regimento escolar.
O conselheiro Francisco Mariano apresentou o funcionamento do Conselho Tutelar e as atuações dos conselheiros. Mariano pediu para os diretores ficarem atentos e chamarem o órgão quando perceber que o aluno está sofrendo maus tratos, ou quando houver reiteração de faltas injustificadas e de evasão escolar, tendo a escola esgotado os recursos escolares, ou ainda tiver elevados níveis de repetência.
Após, a secretária de Educação, Marcia Culau, explicou a nova portaria que trata sobre os repasses semestrais às escolas, cuja prestação de contas deverá ser acompanhada por um contador. Cada escola, juntamente com o seu CPM, deve aprovar as suas despesas e os seus investimentos, com registro em Ata, valorizando sempre as empresas inscritas no município, e respeitando a legislação onde estabelece três orçamentos para cada compra, explica Marcia.
Outro assunto tratado foi a merenda escolar, onde foi investido na contratação de profissionais, para o preparo e acompanhamento dos cardápios. A verba diminuiu, mas a Secretaria de Educação manterá a prestação do serviço. Outra sugestão para as escolas é dar continuidade aos projetos de hortas escolares. A secretária Marcia também anunciou a implantação do manual de boas práticas na merenda escolar, elaborado pelas nutricionistas da SME, onde estará discriminado todas as boas práticas de higienização e controle dos alimentos.