Dos oito casos confirmados na cidade, cinco foram contraídos no Pró-Morar. Neste final de semana, a Secretaria de Saúde de Viamão intensificará as ações de combate ao mosquito na região.
A Secretaria Municipal de Saúde divulgou um balanço atualizado dos casos de Dengue em Viamão. Do início do ano e até este momento, a cidade contabiliza oito casos confirmados da doença, sendo que cinco casos foram contraídos no Loteamento Pró-Morar. Os outros três casos estão distribuídos na Branquinha (01), no Sítio São José (01) e na Augusta (01).
Nesse mesmo período, foram registradas 108 notificações de suspeita de dengue referentes a pessoas residentes em Viamão. A secretária de Saúde, Sandra Sperotto, explica que 14 casos no Pró-Morar e mais dois casos no Krahe ainda estão sendo investigados. Isso indica que existe vínculo epidemiológico naquela região.
A secretária Sandra ressalta ainda que, com a intenção de tentar interromper a transmissão e colocar a comunidade do bairro empenhada no combate ao mosquito, a Secretaria de Saúde vem realizando diversas ações no bairro. Ela conta que já foram realizadas visitas domiciliares na região, mas que os agentes vêm encontrando muitos imóveis fechados. Além disso, foram feitas aplicações de inseticida, palestras na escola e distribuição de panfletos à população.
No próximo final de semana (sábado e domingo), dias 19 e 20 de março, a Secretaria de Saúde de Viamão intensificará as ações de combate ao mosquito no Pró-Morar. O objetivo é conscientizar e sensibilizar a população sobre os riscos da proliferação do Aedes aegypti na região.
As casas fechadas são o nosso maior desafio. Muitos moradores trabalham durante a semana e as casas ficam fechadas, dificultando o acesso dos agentes. Por esta razão, no sábado e no domingo, os nossos agentes estarão visitando as residências que normalmente encontram-se fechadas durante a semana. Será mais fácil encontrar essas pessoas nas casas para que possamos conscientizar a população e eliminar todos os possíveis criadouros do mosquito, explicou.