Na manhã do último sábado, a EMEF Residencial Figueira, organizou a entrega da premiação aos alunos que venceram a Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA). O dia também foi organizado para apresentações do Show de Talentos e para integração entre turmas, através do Recreando, com educadores físicos da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer.
No primeiro ano em que a escola participa da OBA, oito alunos são premiados, maior número de alunos por escola do município, superando até as escolas particulares. Estamos muito felizes e orgulhosos dos nossos alunos. Nossa escola se destacou perante o país, complementou o diretor da Residencial Figueira, Giovanni Ghignatti. Desses oito, uma recebeu medalha de ouro, dois de prata e cinco de bronze. O professor de ciências, João Antônio de Souza, foi o orientador. Ele conta que estava muito motivado por trazer esta oportunidade para a escola e isso motivou muito os alunos. Souza trabalhou com as turmas do 6º e 7º ano e utilizou nas suas aulas, além da teoria, vídeos, pesquisa nos tablets e a prática. Foi na aula prática de construção e lançamento de foguetes que os alunos se engajaram na competição. Eles viram que o foguete que construíram, podia voar. A partir daí, estudaram com afinco e projetaram outros foguetes. Perceberam que se colocassem mais peso, o foguete alcançava uma distância maior. Além disso, se descobriram capazes, motivando-se perante os desafios e, consequentemente, aumentando a auto-estima, ressalta.
As provas foram realizadas na própria escola e o resultado, enviado para os organizadores da OBA (Sociedade Astronômica Brasileira (SAB) e Agência Espacial Brasileira AEB). Kailany Pinheiro (13 anos), ganhadora da medalha de ouro, disse que gosta muito de ciências e participar desta olimpíada de conhecimento foi seu grande sonho. Gosto de desafios e de aprender mais e mais. Participar foi um sonho e já estou me preparando para o próximo ano, destaca. Seu pai, Paulo Pinheiro, estava muito orgulhoso. Ela só me dá alegrias. É uma filha muito dedicada aos estudos.
A diretora pedagógica da Secretaria de Educação, Luciane Fraga, e a assessora pedagógica Iara Domineli participaram da cerimônia de entrega de medalhas e certificados. É muito bom ver professores e alunos motivados e engajados neste projeto que agrega conhecimento. Além disso, a Olimpíada traz a astronomia e a astronáutica, temas que parecem muito distantes, mas que podem, de forma lúdica, serem trabalhados dentro da sala de aula, encerra Luciane.
Recreando
A Secretaria Municipal de Esporte e Lazer levou para o Recreando cama elástica, slackine, pernas de pau, cordas, estafetas e pinturas no rosto.
Show de talentos
A aluna Gabriele, 4º ano, abriu o show de talentos da escola, com a apresentação da Dança para Deus.
Saiba mais sobre a OBA
A Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) tem por objetivo fomentar o interesse dos jovens pela astronomia, astronáutica e ciências afins, além de promover a difusão dos conhecimentos básicos de uma forma lúdica e cooperativa, mobilizando alunos, professores, coordenadores pedagógicos, diretores, pais e escolas;
A competição é feita individualmente e as provas são encaminhadas para cada escola participante. As provas foram divididas em quatro níveis distintos, englobando alunos do 1º ao 9º ano do ensino fundamental e do 1º ao 3º ano do ensino médio;
Os melhores resultados foram premiados com medalhas e certificados;
Participaram da competição 838.156 alunos de 9.552 escolas de todo país;
Na Residencial Figueira, a aluna Kailany Pinheiro obteve a primeira colocação no nível 3 e recebeu uma medalha de ouro. Pedro Lopes e Kevin Lucas da Silva de Lima receberam medalhas de prata. Já Julie Alves, Emelin de Oliveira, Alana Rosa, Ismael da Silva Fontes e Gabriela Mello dos Santos receberam medalhas de bronze;
Além da Residencial Figueira, alunos das escolas EMEF São Jorge e Santa Cecília receberam medalhas de bronze. Em Viamão, também foram premiados os alunos do Marista Graças e do Colégio Stella Maris.