O Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (RS) celebrou, na segunda-feira (16), o lançamento da pedra fundamental da futura sede da Vara do Trabalho de Viamão. Doado pela Prefeitura, o terreno está situado no entroncamento da Estrada Caminho do Meio com a Rodovia Assis Brasil, na área onde está localizado o Distrito Industrial do Cocão.
Em seu pronunciamento, a juíza titular da Vara do Trabalho de Viamão, Patrícia Dornelles Peressutti, afirmou que o lançamento da pedra fundamental é a concretização de um anseio antigo dos operadores do Direito do município e representa a dedicação e empenho de magistrados, autoridades e parceiros que lutaram pela viabilização da obra. Daqui para frente, inicia a contagem regressiva para a mudança. Serão dias de expectativa, mas de alegria concreta, disse a magistrada.
Primeira titular da Vara do Trabalho de Viamão, entre 1990 e 1997, a presidente do TRT-RS não escondeu a alegria e a satisfação de participar desta conquista da comarca. Agora, tantos anos depois, tenho o privilégio de dar início à construção de uma nova casa, ampla e moderna, manifestou a desembargadora Cleusa Regina Halfen, presidente do TRT-RS.
Em seu discurso, o prefeito Valdir Bonatto, destacou que a doação do terreno só foi possível graças a regularização da área do Distrito Industrial do Cocão, com a quitação de uma dívida de mais de R$ 2 milhões com a proprietária do terreno. "Além de regularizar a situação das empresas já instaladas e abrir espaço para outras, a quitação desta dívida histórica nos permitiu a possibilidade de receber esta obra importante para a cidade".
O evento também teve o pronunciamentos do presidente da OAB/RS em Viamão, dr. Nilson Pinto da Silva, artífice junto à Prefeitura e o TRT-RS para a viabilização da nova sede.
O prédio a ser construído no local terá área de 700 metros quadrados e infraestrutura moderna. A obra iniciará em 15 dias, com duração prevista de nove meses. O futuro prédio atenderá as exigências de acessibilidade, funcionalidade e facilidade de manutenção estabelecidos pelo Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT). A edificação contará com salas de audiência e de conciliação, secretaria, gabinetes e estacionamento interno e externo, inclusive com vagas especiais. Aspectos de sustentabilidade e economia também serão contemplados na construção do prédio, tais como: janelas amplas para minimizar o uso de iluminação artificial, instalação de ar condicionado do tipo VRF (que utiliza menos energia), captação e reúso de água da chuva (para limpeza de pisos e rega de plantas), emprego de luminárias LED de alto desempenho, utilização de materiais de origem local, uso de pisos externos permeáveis para facilitar a drenagem das águas pluviais, entre outros. O projeto ainda apresenta medidas de segurança contra incêndio, com a necessária aprovação do Corpo de Bombeiros.
A solenidade de lançamento da pedra fundamental contou também com a presença do procurador-geral do município de Viamão, Jair Mesquita; do juiz auxiliar da Presidência do TRT-RS, Ricardo Fioreze; do juiz auxiliar de Conciliação, Execução e Precatórios, Carlos Alberto Zogbi Lontra; do juiz do Trabalho substituto lotado na VT de Viamão, Matheus Brandão Moraes; e de servidores, advogados e demais convidados. (Com informações do TRT-4).