Desde 2013, a Prefeitura de Viamão, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), vem desenvolvendo ações de saúde nas comunidades remanescentes de quilombos Peixoto dos Botinhas e Cantão das Lombas, através da implantação da Estratégia Saúde da Família (ESF), com equipe itinerante. As comunidades quilombolas ficam localizadas na zona rural de Viamão - aproximadamente 40km da Sede, e são compostas por 104 famílias.
Nas visitas, que acontecem semanalmente, a população recebe uma força tarefa da equipe de ESF, que é formada por medico, dentista, enfermeiros, técnicos de enfermagem e agente comunitário de saúde. Os profissionais realizam ações para o cuidado integral da comunidade, entre as principais atividades estão: vacinação, teste de glicemia, aferição de pressão arterial, procedimentos de Saúde Bucal, coleta de exame preventivo de câncer de colo do útero, coleta de exames laboratoriais, dispensação de medicamentos e outros procedimentos da Atenção Básica.
Conforme a médica cubana Ivon Dihigo, está sendo realizado o cadastro de todas as famílias que vivem nos Quilombos, com o objetivo de fazer a caracterização da população e conhecer as doenças mais frequentes (hipertensão, diabetes e anemia falciforme). O trabalho de toda equipe é orientar cada paciente sobre suas doenças e os cuidados que devem ter. Os agentes comunitários de saúde realizam o acompanhamento das famílias, seguindo as nossas orientações e com base nos protocolos do Ministério da Saúde.
A presidente do Quilombo Cantão das Lombas, Alzira da Silva, diz que o atendimento de Saúde melhorou muito na comunidade. Antes, nós tínhamos que nos deslocar até às Unidade de Saúde de Águas Claras ou Capão da Porteira e, às vezes quando chegávamos lá, não encontrávamos ficha. A presidente da Associação Quilombola Peixoto dos Botinhas, Edegi Maria Gomes, demonstra satisfação em ter, pela primeira vez, um médico fixo na comunidade. A doutora que nos atende é maravilhosa. Pela simpatia e profissionalismo, todos lhe acolheram com muito carinho.
Daiane de Abreu Lopes é agente comunitária de saúde no Cantão das Lombas e no Peixoto dos Botinhas e, também descendente de quilombola. Ela faz visitas domiciliares realizando o cadastramento das famílias, fornecendo instruções de saúde e nos dias de atendimento médico, ela faz acompanhamento durante as consultas. Daiane explica que os moradores ficaram muito contentes com o atendimento direto na comunidade. As pessoas tinham muita dificuldade para se deslocarem até o Posto, pela distância e, também por não terem condições de ir até lá. Havia mulheres, com quase 50 anos, que não conheciam o exame preventivo do câncer de colo uterino e nunca tinham feito, relata.
Exames laboratoriais na própria comunidade
Uma outra dificuldade era o acesso dos moradores à coleta de exames laboratoriais. Desde o mês de setembro, as coletas vem sendo realizadas pela equipe de ESF na própria comunidade. Os exames são coletados na unidade móvel e após a coleta são imediatamente levados ao laboratório para que as análises sejam realizadas. Muitas vezes os usuários tinham o exame solicitado, mas não conseguiam realizá-lo. Foi um salto de qualidade no cuidado com as pessoas. Conseguir realizar coletas na própria comunidade é garantir acesso com equidade, destaca a secretária de Saúde, Sandra Sperotto.
A médica cubana Ivon Dihigo durante um atendimento.
A médica cubana Ivon Dihigo e a enfermeira Maíra de Andrade.
Coleta de exames laboratoriais.