A abertura da Semana do Meio Ambiente, que aconteceu na manhã desta segunda-feira, dia 1º de junho, contou com a participação da Banda de Latas da EMEF Podalírio de Oliveira Fraga, localizada na região de Itapuã. De acordo com a diretora da Podalírio de Oliveira Fraga, Terezinha Medeiros, a ideia de montar uma banda reutilizando materiais surgiu com o intuito de alertar as pessoas para a preservação do meio ambiente por intermédio do incentivo à reciclagem.
O vice-prefeito, André Pacheco, ressaltou a importância de atitudes conscientes para preservar o planeta para futuras gerações. Temos que usar racionalmente os recursos do meio ambiente e termos atitudes responsáveis, como fechar a torneira ao escovar os dentes, ao lavar a louça, reaproveitar a água da chuva, usar menos alimentos industrializados, entre outros, explica.
Já a secretária de Meio Ambiente, Liliani Cafruni, falou sobre a importância do descarte correto do lixo. Temos que ser responsáveis com o meio ambiente e fazermos a separação do lixo. As pilhas e baterias devem ser descartadas em locais próprios, devido ao alto grau de contaminação. Já o material que pode ser reciclado deve ser separado do lixo comum e higienizado para ser entregue a um dos Pevs espalhados pelo município. Esse material é recolhido por um grupo de catadores e vendido em fardos, gerando renda para muitas famílias, encerra Liliani. Também participaram da cerimônia de abertura a secretária interina de Educação, Márcia Culau, o secretário de Administração, Elton Ferreira e o secretário de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Turismo, Túlio Souza.
Trilha no Saint Hilaire
Como parte da programação da Semana do Meio Ambiente de Viamão, na tarde de segunda-feira, dia 1º, alunos do 9º ano da EMEF Dom Diogo realizaram a Trilha da Coruja, no Parque Saint Hilaire. A caminhada foi acompanhada por funcionários do Parque e por professores da unidade escolar. A trilha com árvores nativas e exóticas, ofereceu, além de lindas paisagens, conhecimentos aos alunos.
O Parque Saint Hilaire tem área verde que possui 1.148,62 hectares, com um perímetro de 18.920,79 metros, dos quais 240 hectares são destinados ao lazer e 908,62 hectares se destinam à preservação permanente. Foi criado em 1947 com a denominação inicial de Jardim Botânico Municipal (de Porto Alegre). Dos 1.149 hectares, 88% estão no município de Viamão e 12% no da Capital.
Oficina de Reciclagem de Sacola Plástica
Durante a tarde do primeiro dia da Semana do Meio Ambiente, aconteceu uma oficina de reciclagem de sacolas plásticas, onde a artesã Marlene Silveira mostrou como é possível fazer tapetes, puxa-sacos e jogo americano a partir de sacolas cortadas em tiras.
Visita orientada no Templo Budista
Durante a manhã, um grupo de funcionários da Prefeitura foi conhecer o Templo Budista de Viamão, localizado na estrada Caminho do Meio. Eles foram recepcionados por budistas que explicaram o funcionamento do templo, bem como são confeccionados os alimentos e construídas as residências, de forma sustentável, a partir de materiais disponíveis e renováveis, como bambu, argila e pneus.
Doação de animais
A Coordenação Municipal de Atenção aos Animais de Viamão, da Secretaria de Meio Ambiente, está doando animais retirados da rua em situação de abandono, durante a Semana de Meio Ambiente. Os animais são vacinados, castrados, higienizados e chipados. No primeiro dia foram levados quatro animais e, dentro de poucas horas, três receberam um lar para passar as noites frias do inverno. De acordo com o coordenador de Atenção aos Animais, Ângelo Oliveira, a presença de um animal de estimação em casa traz alegrias e bem estar, além de ter um amigo fiel por muitos anos.
Exposição de animais peçonhentos
Hoje, 2 de junho, das 9 às 16 horas, uma equipe técnica do Centro de Informação Toxicológica do RS estará no Calçadão Tapir Rocha com uma exposição de animais peçonhentos. A equipe também está fornecendo informações sobre prevenção de acidentes e como agir quando for mordido por um desses animais.
Conheça a seguir os 5 Rs, ações práticas que, no dia a dia, podem propiciar a redução do nosso impacto sobre o planeta, melhorando a vida atual e contribuindo com a qualidade de vida das próximas gerações. Se. você já pratica alguma delas, lembre-se que é sempre possível disseminar e fazer mais.
- Repensar os hábitos de consumo e descarte
Pense na real necessidade da compra daquele produto, antes de comprá-lo. Depois de consumi-lo, separe embalagens, matéria orgânica e óleo de cozinha usado. Jogue no lixo apenas o que não for reutilizável ou reciclável.
- Recusar produtos que prejudicam o meio ambiente e a saúde
Compre apenas produtos que não agridem o meio ambiente e a saúde. Fique atento ao prazo de validade e nas empresas que têm compromissos com a ecologia. Evite o excesso de sacos plásticos e embalagens. Tenha sempre uma sacola de pano para transportar suas compras.
- Reduzir o consumo desnecessário
Esta prática significa consumir menos produtos, dando preferência aos que tenham maior durabilidade e, portanto, ofereçam menor potencial de geração de resíduos e de desperdício de água, energia e recursos naturais.
- Reutilizar e recuperar ao máximo antes de descartar
Amplie a vida útil dos produtos e do aterro sanitário, economizando a extração de matérias-primas virgens. Crie produtos artesanais e alternativos a partir da reutilização de embalagens de papel, vidro, plástico, metal, isopor e CDs. Utilize os dois lados do papel.
- Reciclar materiais
O processo de reciclagem reduz a pressão sobre os recursos naturais, economiza água, energia, gera trabalho e renda para milhares de pessoas. Seja no mercado formal ou informal de trabalho. Separe para a coleta seletiva das embalagens de vidros, plásticos, metais, papéis, longa vida, isopor, óleo de cozinha usado, cartuchos de impressoras, pilhas, baterias, CDs, DVDs, radiografias e alimentos. A reciclagem promove benefícios ambientais, sociais e econômicos.
PROGRAMAÇÃO DA SEMANA DO MEIO AMBIENTE:
Durante a semana, de 1º a 9 de junho, das 8h30 às 17h
Grande parte das ações ficará concentrada no Calçadão Tapir Rocha, no Centro, onde haverá atividades fixas todos os dias, pela manhã e tarde: com painéis de trabalhos das escolas municipais sobre o tema Meio Ambiente; doação de mudas de árvores; feira de produtos orgânicos do Assentamento Filhos de Sepé; exposição do trabalho realizado pela Cooperativa Viamonense de Catadores e Recicladores (Coovir); exposição do trabalho da Cooperativa Viamão (COOP); feira de artesanato; feira de adoção de animais, exposição fotográfica Lixo da Cidade; exposição de materiais das Unidades de Conservação localizadas no município; e exposição e ponto de arrecadação de lixo eletrônico do Projeto Recondicionar do Colégio Maristas, que reaproveita os materiais descartados.
03/06 - QUARTA-FEIRA
8h30 às 17h - COOVIR NAS ESCOLAS - Aula para orientação e utilização adequada dos PEVS.
9h - Educação Ambiental no Parque de Itapuã com limpeza da praia.
9h - Oficina Reciclo Óleo. Local: Calçadão Tapir Rocha
15h30 - Oficina Reciclagem PET. Local: Calçadão Tapir Rocha.
05/06 SEXTA-FEIRA
8h30 às 17h - COOVIR NAS ESCOLAS - Aula para orientação e utilização adequada dos PEVS.
9h - Trilha da Lua Cheia, em Itapuã, com funcionários da Prefeitura.
14h -Trilha da Onça, em Itapuã, com Grupo da Melhor Idade (Secretaria Municipal de Esporte e Lazer)
16h - Oficina Nutrição 100% - oficina (para pais e filhos) de alimentação natural com insumos orgânicos. A partir de partes de alimentos que normalmente são descartados, será preparado suco e farofa com talos e folhas. Local: Restaurante Vegetariano Natureza Pura (Mário Antunes da Veiga, 284 em frente ao Clube dos Casados).
08/06 SEGUNDA-FEIRA
8h30 às 17h - Secretaria Municipal da Saúde com o Projeto Política Reversa (Remédios). Local: Calçadão Tapir Rocha.
8h30 às 17h- COOVIR NAS ESCOLAS - Aula para orientação e utilização adequada dos PEVS.
8h30 às 12h - Exposição Quinta da Estância.
9h30 - ECOGRAFIT grafitagem em madeira reaproveitada a partir de produtos orgânicos e musgos. Local: Calçadão Tapir Rocha.
09/06 TERÇA-FEIRA
10h - Atividade de Grafitagem (Saúde Mental).
13h30 às 17h - Exposição Quinta da Estância
8h30 às 17h - COOVIR NAS ESCOLAS - Aula para orientação e utilização adequada dos PEVS
9h30 - Plantio de Árvores no Banhado dos Pachecos, com alunos da Escola Municipal Nossa Senhora de Fátima
10h30 - Arborização em frente ao Fórum.
17h30- Resultado Desafio das Escolas e apresentação Banda Eco Vox, com músicas voltadas para a temática ambiental.
13/06 SÁBADO
9h - Ação de limpeza na nascente de Águas Claras.
Teatro Ato Espelhado - Local: Colégio Apolinário