Esse é o slogan da Campanha do Agasalho 2015, que foi lançada na manhã de sexta-feira, dia 29 de maio, no corredor central da Prefeitura de Viamão. A Campanha faz parte das Políticas Públicas Integradas, que tem por viés o cuidar das pessoas.
Com a presença da maioria dos secretários, a secretária de Cidadania e Assistência Social, Belamar Pinheiro, ressalta que a ação visa arrecadar roupas, calçados e cobertores para doação à entidades beneficentes e famílias em situação de vulnerabilidade do município. Qualquer tipo de roupa ou calçado será bem-vindo, mas a prioridade é para artigos infantis, já que não recebemos muitas doações de itens infantis, porque as famílias costumam repassar as roupas que não cabem mais, entre si, de uma criança para outra, destaca.
Nesta edição, serão mais de 250 pontos de coleta - em prédios públicos, estabelecimentos comerciais, escolas, igrejas e postos de saúde. Pedimos que as pessoas doem as roupas que não usem mais e que elas estejam em bom estado de conservação, para que possamos repassar para quem precisa. Queremos doar não só roupas, mas um pouco de dignidade aos necessitados, explica a secretária. Os agasalhos serão encaminhados para a Fábrica da Cidadania, localizada na parada 36, onde serão higienizados e separados por itens, ficando à espera das famílias encaminhadas pelos Centros de Referência de Assistência Social (Cras). As pessoas encaminhadas têm a oportunidade de escolherem suas próprias roupas, optando pelas peças que realmente serão usadas, encerra.
O vice-prefeito, André Pacheco, destaca a importância das ações da Secretaria Municipal de Cidadania e Assistência Social (SMCAS) em prol das pessoas que precisam da ajuda do governo. Além de estar à frente da Campanha do Agasalho, a SMCAS procura inserir as famílias em outros programas sociais, com a qualificação profissional e a inserção no mercado de trabalho, proporcionando autonomia às pessoas. Não é só atender às necessidades, mas fazer com que a família resgate sua dignidade, enfatiza.
André Pacheco faz um apelo aos empresários e entidades representativas para apoiar e fazer parte da Campanha, com um ponto de recolhimento. São mais de 250 pontos de recolhimentos que precisamos espalhar pelo município para facilitar o acesso das pessoas que querem doar. Vamos nos unir para que ninguém passe frio neste inverno, encerra.
As empresas ou entidades que quiserem participar da campanha com um ponto de coleta, podem solicitar a caixa de arrecadação no Departamento de Direitos Humanos, na Assistência Social, pelos telefones (51) 3485-6149 ou (51) 3485-8340.