31 OUT 2014
Novos membros e diretoria do Compede tomam posse

Os integrantes do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Compede) para a gestão 2014-2016 foram empossados na manha da última quinta-feira (30), em evento realizado no Auditório do Pronto Atendimento Social 24 horas. A cerimônia contou com a participação da Secretaria de Cidadania e Assistência Social (SMCAS), Belamar Pinheiro; do coordenador de Políticas Públicas Integradas, Heitor Tomé da Rosa; e do vereador e presidente da Comissão do Direito da Pessoa com Deficiência da Câmara, Guguzinho Streit.

Durante a solenidade, a secretária Belamar destacou sua satisfação pelo retorno das atividades do Conselho. “Cada um de vocês tem papel fundamental, pois é através do diálogo e da integração que conseguiremos efetivar as políticas públicas voltadas aos direitos da pessoa com deficiência”, destacou a Secretária. O vereador Guguzinho reafirmou o apoio do Legislativo para garantir projetos que favoreçam e facilitem a vida destas pessoas.

Nova diretoria

Após o ato de posse, ocorreu a primeira plenária, que elegeu a mesa diretora. O conselheiro representante da sociedade civil Odilon Fernandes de Souza foi eleito presidente; a conselheira governamental Maria Helena Santos dos Santos foi eleita vice-presidente; o representante da sociedade civil Jackson Mattos da Rocha e o representante do governo Fernando Vicente foram eleitos como 1º e 2º Secretários, respectivamente.

Saiba mais sobre o Compede

O Compede é vinculado à Secretaria de Cidadania e Assistência Social e é formado por 12 integrantes titulares e 12 suplentes. Sua composição é paritária, com 6 conselheiros titulares que são indicados pelo poder público e igual número de representantes indicados pela sociedade civil. O mandato dos conselheiros é de dois anos. Os membros governamentais representam as Secretarias de Cidadania e Assistência Social; Saúde; Educação; Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Turismo; e Transporte e Trânsito; além do Instituto Estadual Isabel de Espanha. Já os membros não governamentais representam as seguintes entidades: Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais de Viamão (Apae); Federação Riograndense de Entidades de Cegos e para Cegos (FREC); Associação de Entidades que Trabalham com o Menor em Viamão (AETMV); Lions Clube de Viamão; Fraternidade Cristã de Pessoas com Deficiência do RS (FCD-RS); e Empresa de Transporte Coletivo Viamão Ltda.

Mesa Diretora: Fernando Vicente (2º Secretário), Jackson da Rocha (1º Secretário), Odilon de Souza (Presidente), Maria Helena dos Santos (vice-presidente) e a Secretária de Cidadania e Assistência Social Belamar Pinheiro.

Novos Conselheiros do Compede

Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024