31 OUT 2014
Administração prepara cemitérios para o Dia de Finados

Assim como outras datas são importantes para nossas vidas, o dia 2 de novembro, mais conhecido como Dia de Finados, também tem sua relevância, pois foi criado em homenagem às pessoas falecidas. É nesse dia que os parentes vivos visitam os túmulos de seus entes queridos, limpam os jazigos e os enfeitam com flores. Em Viamão, há cinco cemitérios. Destes, três são municipais e estão vinculados à Secretaria Municipal de Administração (SMA).

De acordo com o secretário da pasta, Elton Ferreira, “uma gestão de qualidade está sendo implantada no município, com prestação de serviço público de qualidade e atendimento dignificado no serviço fúnebre”, ressalta. Ferreira refere-se às melhorias implementadas nos cemitérios públicos, como placas de identificação, conservação e limpeza das quadras, pintura, ajardinamento, rampas de acessibilidade, construção de sanitários públicos, troca do forro das capelas, manutenção de ar condicionados nas capelas, instalação de luz de emergência, câmeras de vigilância, vigilância 24 horas e a aquisição de um carro elétrico para transporte fúnebre.

Nesta sexta e sábado os três cemitérios funcionam em horário normal, das 8 às 11h30 e das 13h30 às 17 horas. Já no domingo, Dia de Finados, os cemitérios estarão abertos à visitação das 7h30 às 18 horas, sem fechar ao meio-dia. Na região central, onde estão instalados os dois cemitérios: Dois de Novembro (Centro) e Nossa Senhora da Conceição (Mendanha), sete bancas estarão comercializando flores.

O diretor de Cemitérios, Mauro Carvalho, ressalta que hoje o município disponibiliza cinco capelas climatizadas para velório: três no Dois de Novembro e duas no Nossa Senhora da Conceição. “Os jazigos localizados no Dois de Novembro estão esgotados. Já os localizados no Nossa Senhora da Conceição são arrendados por três anos. É importante que o familiar responsável mantenha um cadastro atualizado junto à Administração dos cemitérios para que os mesmos sejam notificados quando o prazo de arrendamento esteja findando”, lembra.

Melhorias implementadas:

• Construção de dois banheiros públicos no Cemitério Nossa Senhora da Conceição;

• Implantação de um novo sistema de informática para cadastro, controle das sepulturas e pagamentos;

• Construção de três rampas de acessibilidade no Cemitério Dois de Novembro;

• Construção de 18 gavetas novas no Cemitério Nossa Senhora da Conceição;

• Instalação de 12 câmeras de vigilância no Cemitério Dois de Novembro;

• Atendimento ao público diariamente, incluindo domingos e feriados, no horário de funcionamento dos cemitérios, das 8 às 11h30 e das13h30 às 17 horas;

• Aquisição de um veículo elétrico para transporte fúnebre para uso no Cemitério Nossa Senhora da Conceição.

Endereço dos Cemitérios:

• Dois de Novembro – Rua Tereza Sica Nunes, s/nº, Centro. Telefone 3485.1078

• Nossa Senhora da Conceição – Avenida Mendanha, 267, Mendanha. Telefone 3492.1257

• Nossa Senhora dos Navegantes – Estrada do Cemitério, s/nº, Itapuã. Telefone 3494.1028

Curiosidades:

• Você sabia que no Cemitério Dois de Novembro estão sepultadas algumas personalidades? Uma delas é a Baronesa de São Lucas, um dos últimos títulos de baronato concedidos pelo rei. Maria Felícia Escovar viveu de 1857 a 1920, e foi casada com o Barão de São Lucas, Pedro Pereira de Escovar. A outra personagem é o cantor Gildo de Freitas, que viveu de 1919 a 1982, sendo os últimos 27 anos em terra viamonense. Gildo era trovador e cantador popular. Possuía um estilo muito próximo a Teixeirinha, com quem, apesar de algumas divergências, fez parcerias e rivalizava em popularidade.

Saiba mais:

– O dia dos mortos é um dia de respeito, dedicado para que as famílias celebrem a vida eterna dos seus entes falecidos, tendo esperança de que tenham sido recebidos pelo reino de Deus.

– A escolha da data se deu em virtude do dia de todos os santos, 1º de novembro, pois os religiosos acreditavam que todas as pessoas, ao morrerem, entram em estado de graça, mesmo não sendo canonizados.

– A cultura de dedicar um dia para homenagear os mortos varia muito de localização ou religião, mas segue os princípios do catolicismo, pois a partir do século XI, os papas Silvestre II, João XVII e Leão IX passaram a exigir tal celebração.

Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024