Público lotou a Praça da Matriz para assistir à chegada da seleção equatoriana.
A única seleção a escolher o Rio Grande do Sul como Centro de Treinamentos para a Copa do Mundo o Equador já está em Viamão. A delegação equatoriana desembarcou ontem, dia 9 de junho, em solo gaúcho e foi recepcionada por milhares de pessoas no centro de Viamão. Nem o frio espantou a multidão que se concentrou desde cedo na praça da Matriz.
O prefeito, Valdir Bonatto, entregou a chave da cidade para o jogador Antonio Valencia, do Manchester United. Conforme o prefeito, o gesto simboliza a união entre as duas nações. O jogador agradeceu a acolhida e falou que todos estavam muito felizes pela calorosa recepção. O técnico da seleção, Reinaldo Rueda, também agradeceu ao apoio da torcida. O zagueiro da seleção equatoriana, que atua no Flamengo, Frickson Erazo, falou em nome dos companheiros, em portunhol (mistura entre português e espanhol), e expressou a gratidão pelo carinho e pela bela receptividade.
A festa começou cedo
Por volta das 15 horas, o público já aguardava pelas atrações que a Prefeitura de Viamão e a Acivi organizaram para recepcionar a delegação equatoriana. Alunos da rede municipal e estadual de ensino prepararam apresentações especiais. A primeira atração foi a Banda Marcial da Escola Municipal Olympio Coelho de Oliveira, que encantou com clássicos como Asa Branca, de Luiz Gonzaga. Os alunos do projeto Mais Educação, da Escola Municipal Alberto Pasqualini fizeram uma apresentação teatral do musical Os Saltimbancos e, o Grupo Folclórico Açoriano, do Instituto Isabel de Espanha, fez uma apresentação de danças típicas.
Quando a noite caiu, o público já era bem maior. As pessoas ouviram atentamente o repertório variado da centenária banda de música da Brigada Militar. Bonatto abriu a cerimônia, ao lado do vice-prefeito, André Pacheco, e do prefeito da Capital do Estado, José Fortunatti. O povo de Viamão os recebem de braços abertos e deseja muita paz, força e energia para que vocês possam vencer a primeira etapa, a segunda e a terceira para poderem estar disputando uma final entre Brasil e Equador. Bienvenidos, falou o prefeito Bonatto aos jogadores equatorianos. O padre Alberto, equatoriano que está em Viamão, abençoou os atletas, em espanhol. E pra fechar a noite, um grande show de música tradicionalista com Paulo Garcia e a dupla César Oliveira e Rogério Melo.