A prefeitura de Viamão apresentou no sábado, dia 7, o novo modelo de coleta seletiva de lixo, que será implantado no município. A coleta seletiva será realizada pela Cooperativa Viamonense de Catadores e Recicladores (Covir), com dois caminhões e um carrinho coletor, e atenderá a zona comercial do centro e os prédios institucionais onde há conteiners para lixo seco. Atualmente a cooperativa conta com 23 cooperados.
A diretora da Covir ressaltou que o projeto implantado pela Prefeitura atende a Lei da Política Nacional de Resíduos Sólidos que pede a inclusão social dos catadores de materiais recicláveis, implementação da coleta seletiva e programa de educação socioambiental. Viamão dá um importante passo quando destina os resíduos à cooperativa, com a participação popular, em vez de serem enviados às empresas de reciclagem, disse Laura.
O representante do Movimento Nacional dos Catadores ressaltou que Viamão está dando um exemplo de inclusão social. O catador é reconhecido como protagonista deste serviço, que é essencial e necessário, pois possibilita melhores condições de renda e trabalho para os catadores, e ao mesmo tempo, diminuem os impactos ambientais, disse Alexandre Camboim.
A região central do município será atendida diariamente pela coleta e o material recolhido terá destinação correta. Conforme o prefeito Valdir Bonatto, a intenção do governo é ampliar a coleta seletiva para outros bairros e também aumentar o número de recicladores no município. O prefeito ressaltou ainda que existe um estudo para a implantação de um novo galpão de reciclagem na região do 4º e 8º distritos. Queremos conscientizar a todos sobre a importância de diminuir a produção de lixo. Assim preservamos o meio ambiente e diminuímos os custos com o descarte do lixo comum, destacou o prefeito.
Estavam presentes na cerimônia de apresentação o prefeito Valdir Bonatto; o vice-prefeito André Pacheco; a diretora da Covir Laura Helena Lemoyne; o representante no Estado do Movimento Nacional dos Catadores de Material Recicláveis Alexandre Camboim; a secretaria de Cidadania e Assistência Social Belamar Pinheiro; o secretário de Obras Valdir Jorge Elias; o secretário de Trânsito e Transporte Luiz Batista Preuss Barbarotti e o Procurador do Município, Jair Mesquita.
Apresentação da nova empresa de coleta de lixo
No sábado (07) ocorreu também a apresentação, na Praça da Santa Isabel, dos novos caminhões e uniformes dos trabalhadores que farão a coleta de lixo no município, pela empresa licitada Urban Serviços e Transportes, que disponibilizará caminhões na zona urbana e rural.
A Prefeitura distribuiu um folder educativo para os moradores da Santa Isabel com informações dos dias e horários que ocorrem a coleta, desde o final de semana passado. No bairro Santa Isabel está sendo feita todas as terças, quintas e sábados, na parte da manhã. Já a Avenida Liberdade será atendida diariamente, em três horários, 7h, 12h e 19h.