Viamão é um município que possui cerca de 75% de ruas não pavimentadas. Procurando reverter este quadro, o governo municipal iniciou um novo programa de calçamento na cidade Programa de Pavimentação Municipal (PAV), no qual o morador que aderir receberá a isenção do IPTU por três anos. Nessa nova modalidade, o contribuinte pagará somente 40% da obra, referentes aos tubos de concreto, caixas coletoras de esgoto pluvial, meio fio e mão de obra. Os outros 60% ficarão por conta da Prefeitura.
De acordo com o coordenador do PAV, Mário da Fonseca Júnior, já constam mais de 50 ruas inscritas nesse novo programa. Fonseca Júnior explica que o importante é que todos os moradores estejam de acordo. Segundo o coordenador, o primeiro passo é procurar a Secretaria de Gestão e Relações Institucionais (Sgri) e manifestar o interesse. Depois, os moradores terão que providenciar um abaixo-assinado com a maioria dos moradores daquela rua concordando com a pavimentação da via e nomear um representante para ser referência durante o processo. Caso algum morador não deseje participar, os demais deverão dividir o pagamento daquele.
Após a solicitação do serviço, profissionais da Prefeitura estarão avaliando a viabilidade da obra, com vistoria e projeto que poderá envolver toda a estrutura de saneamento básico pluvial. A contratação da empresa executora será feita pela Prefeitura, através de processo licitatório, assegurando a qualidade do trabalho e o menor preço.
Os moradores que tiverem interesse devem procurar diretamente a Sgri, pessoalmente (Praça Júlio de Castilhos, s/nº, centro) ou pelo telefone 3492.7670, de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 12h e das 13h30 às 17h.