A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) apresentou um planejamento para os próximos anos, 2014-2016, no município de Viamão. Depois de apresentar um balanço positivo em relação às principais ações realizadas no primeiro ano de governo, a secretária da pasta, Sandra Sperotto, divulgou ações a serem realizadas nos próximos anos de governo. Vamos trabalhar para melhorar a saúde da comunidade viamonense, o ano de 2013 foi muito positivo, estamos buscando garantir atenção integral à saúde a partir das necessidades da população, através de serviços de saúde com qualidade e resolutividade, articulados e integrados, assegurando os princípios do sistema básico de saúde (SUS). Os resultados mostram grande diferença no número de atendimentos, exames e qualidade da saúde no período observado, comemora a secretaria.
Viamão busca a cada dia ser um município com atenção integral à saúde, organizada e resolutiva, através de redes de atenção à saúde, com trabalhadores motivados e comprometidos, finaliza a Secretária. O cadastramento para o cartão Viamão Saúde, iniciado em fevereiro deste ano, também melhorará significativamente o atendimento, com agilidade na marcação de consultas, exames e internações.
Confira abaixo o planejamento para os dois próximos anos.
Ø Atenção básica
Construção de Unidades Básicas de Saúde (UBS) novas nos bairros: São Lucas, Jardim Krahe, Universal/Florescente, Lomba Tarumã/Estalagem, Valença/Dois Irmãos e reforma das UBS Santa Isabel e Águas claras.
Salas de vacina: chegar em 955 salas em 2014 e manter nos anos subsequentes.
Equipes de estratégia de saúde da família: atender a 50% da população viamonense. Contratação dos demais profissionais necessários para compor as equipes de ESFs.
Acabar com as filas de espera nas Unidades Básicas de Saúde (UBS).
Primeira infância melhor (PIM): em março/14, 16 visitadores em atividade, com expectativa para aumentar para 50 em dezembro de 2014.
Quatro mil alunos em acompanhamento no programa Saúde na Escola.
Unidade móvel em funcionamento e já em processo de implantação da Estratégia Saúde da Família para atender às comunidades quilombolas e quatro assentamentos.
Ø Saúde mental
Construção do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS AD III) e da Unidade de Acolhimento Infanto-juvenil, com recursos do Ministério da Saúde em 2014. Implantação da Unidade de Acolhimento Adulto até outubro de 2014 e de matriciamento e oficinas terapêuticas até o final deste ano.
Ø Atenção secundária
Negociação com secretaria estadual da Saúde e com o Instituto de Cardiologia Hospital de Viamão para oferta de novas especialidades como cardiologia, urologia, gestão de alto risco e ampliação da oferta de ortopedia. Ampliação da resolutividade nas Unidades Básicas de Saúde com a Estratégia Saúde da Família (ESF).
Atender especialidades dentro do município como proctologia e dermatologia a partir de abril.
Aumento das cotas para os pacientes realizarem fisioterapia. A SES/RS já está fazendo vistoria para renovação de contrato com aumento das cotas.
Aumentar em, no mínimo, 50% o número de exames como ecografia, eletrocardiograma e tomografias.
Foi solicitado o aumento de cotas para mais de 33 mil exames ao mês e a entrada de mais um laboratório no município.
Entrada das especialidades de cardiologia, urologia, gestante de alto risco e ortopedia, com construção de mais 240 leitos no hospital.
Ø Urgência e emergência
Inauguração da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) em janeiro de 2015.
Manter a média de 2013, de sete mil atendimentos/mês no Pronto Atendimento e transformar o espaço PA em centro de especialidades.
Ø Vigilância em Saúde
Manter o município livre da dengue, integrar o trabalho da Estratégia Saúde da Família com os agentes de endemias.
Definição e ampliação da equipe técnica em Vigilância Sanitária para todas as atividades da VISA municipal.
Ø Modernização Administrativa
Início do cadastramento da população através do Cartão Viamão Saúde, implantar um prontuário eletrônico a partir de julho de 2014, sistema de controle de estoque integrado, interligação com os prestadores de serviço, população com cartão de identificação.