Pela primeira vez, Viamão sediará a Festa Campeira do Rio Grande do Sul (Fecars). A 26ª edição da Fecars ocorre no mês de maio, entre os dias 1º e 4, no Parque de Eventos do Sindicato Rural de Viamão, localizado na RS 040, Km 17, na Parada 69 com a participação da 30 regiões tradicionalistas do Estado.
A festa é considerada o maior evento do Movimento Tradicionalista Gaúcho, conhecida como a 'Copa do Mundo' do tradicionalismo. Os objetivos do encontro são preservar os costumes, as tradições e o folclore do povo gaúcho; divulgar os hábitos próprios do campeiro rio-grandense; valorizar e demonstrar as habilidades campeiras.
As atividades da Fecars reunirão representantes classificados nas etapas regionais de todo o Estado em competições campeiras e esportivas gaúchas, contando com os melhores competidores do RS. Em média, serão 6 mil competidores representantes de 30 regiões tradicionalistas do Estado. As provas campeiras em disputa serão Laço, Vaca Parada, Cura do Terneiro, Pealo, Rédeas, Chasque e Gineteada. Já as provas esportivas serão Tava, Truco Cego, Truco de Amostra, Tetarfe, Bocha Campeira e Solo. Paralelamente às provas campeiras e esportivas, será realizado o 15º Seminário de Cultura Campeira.
O evento reunirá tradicionalistas de todas as partes do RS - existe a previsão que a festa tenha um público estimado de 20 mil pessoas, que movimentará diversos setores da economia do município. Além de uma oportunidade de lazer para a comunidade, a Fecars também estimula o turismo, movimenta a economia ao atrair visitantes de outras cidades. A promoção do evento é do Movimento Tradicionalista Gaúcho, realizada em parceria entre a Fundação Cultural Gaúcha e a Prefeitura de Viamão.