A recuperação da rua Alcebíades Azeredo dos Santos, centro de Viamão obrigou a Prefeitura a fazer cortes e poda de algumas árvores. Devido ao estado fitossanitário ruim delas (finalidade de se evitar a propagação de pragas e doenças), o departamento de Meio Ambiente da Prefeitura autorizou o corte e a poda de árvores na rua Alcebíades Azeredo dos Santos, entre a avenida Bento Gonçalves e a RS 040, centro de Viamão. Algumas árvores estão com problemas de saúde, destruindo o esgoto, passeios e calçamentos e dificultando o fornecimento de água nas ruas da região.
No percurso analisado foram encontradas em torno de 70 árvores, destas, cinco nativas que não serão retiradas e 28 árvores que serão suprimidas (cortadas), todas exóticas. Novas mudas serão replantadas no mesmo local. O restante será apenas podado. Depois deste procedimento de corte e poda a Prefeitura irá fazer um recapeamento asfáltico, reestruturação do passeio público, rampas de acessibilidade e melhoria no esgoto da região.
A secretaria de Meio Ambiente ressalta a importância do procedimento fizemos uma análise minuciosa das árvores e foram constatados vários problemas. Algumas têm o risco de cair, além de estarem prejudicando o esgoto, a rede elétrica e o fornecimento de água nas residências da região.