A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) apresentou esta semana um levantamento dos serviços ampliados em 2013. A secretária da pasta, Sandra Sperotto, mostrou um balanço positivo em relação às principais ações realizadas no primeiro ano de governo. Os resultados mostram grande diferença no número de atendimentos, exames e qualidade da saúde no período observado, comemora. As melhorias são possíveis porque a Secretaria, todos os dias, busca garantir atenção integral à saúde a partir das necessidades da população, com serviços de qualidade e resolutividade articulados e integrados, assegurando os princípios do Sistema Único de Saúde (SUS), fala Sandra.
Com um trabalho intra e intersetorialmente, a SMS promove a integração e ampliação da confiança dos viamonenses, esforçando-se para prevenir e reduzir os riscos para a saúde individual e do ambiente em geral, promovendo estilos de vida saudáveis e garantindo serviços de alta qualidade, eficientes e acessíveis. Viamão busca a cada dia ser um município com atenção integral à saúde - organizada e resolutiva - através de redes de atenção à saúde, com trabalhadores motivados e comprometidos, finaliza a Secretária.
O cadastramento para o cartão Viamão Saúde, iniciado em fevereiro deste ano, também melhorará significativamente o atendimento, com agilidade na marcação de consultas, exames e internações.
Confira abaixo as melhorias conquistadas no ano passado em cada setor.
Ø Atenção Básica
Unidades Básicas de Saúde (UBS)
Em janeiro de 2013 eram 15 Unidades funcionando e uma Unidade na região da Esmeralda - fechada. Hoje são 16 unidades funcionando, um consultório na rua e a Unidade da Esmeralda foi reaberta.
Salas de vacina
Eram três salas de vacina com cobertura vacinal de 48%, hoje são 17 salas à disposição da população e a cobertura vacinal é de 80%.
Equipes de estratégica de Saúde da Família
Viamão não possuía nenhuma equipe de Saúde da Família, hoje são 22 equipes implantadas e mais 15 médicos foram contratados no programa Mais Médicos.
Fila de espera Unidade Básica de Saúde (UBS)
As filas nas UBS foram substituídas pelo acolhimento em 12 unidades de saúde, onde o paciente é recebido e a consulta é agendada. A Secretária ressalta que exames como ecografias, ECG, tomografias, endoscopia digestiva alta e colonoscopias, que antes não havia cotas do município para a realização dos mesmos, agora são realizados 400, 320, 40, 56 e 80 exames ao mês, respectivamente.
Primeira Infância Melhor (PIM)
Viamão não participava do programa, hoje o Município aderiu ao PIM para a região das Augustas, com 50 visitadores.
Ø Saúde Mental
Hoje a saúde mental do município conta com quatro Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) - 3 para atendimento adulto e 1 para atendimento infantil (em funcionamento conjunto com o CAPS Casa Azul). O número de leitos hospitalares que antes eram apenas três, hoje somam 18, reservados no Hospital de Viamão. O governo aderiu também ao Programa Crack é Possível Vencer.
Ø Atenção secundária
Em janeiro de 2013 Viamão atendia em torno de 10 mil pacientes com aproximadamente 900 novas solicitações por mês, em dezembro o número aumentou para 13 mil pacientes atendidos e 500 novas solicitações mensais. Hoje a Secretaria conta com diversas especialidades de atendimento como otorrino adulto, urologia clínica, traumatologia, ortopedia, dermatologia, proctologia e nefrologia, entre outras. Outro fator relevante são os exames aplicados atualmente. Em janeiro de 2013 eles não eram aplicados e agora estão em pleno funcionamento com 400 ecografias ao mês, 320 eletrocardiogramas, 40 tomografias, 56 endoscopias digestivas e 80 colonoscopias. Contratualizado com o Estado e com uma boa relação com a gestão municipal, a Secretaria vem aumentando a cada mês o acesso dos pacientes através da regulação municipal. Hoje o Hospital de Viamão conta com 150 leitos, sendo10 de UTI adulto e 18 para saúde mental, e também está habilitado para atendimentos ao AVC.
Ø Urgência e emergência
Já no primeiro ano foram adquiridas cinco novas ambulâncias, duas delas Unidades de Suporte Básico (USB). Todas já estão em operação. Até 2012 eram realizados, em média, 4 mil atendimentos ao mês no Pronto Atendimento da parada 44, hoje são 7 mil. Também está em andamento o processo para reforma do PA e a instalação de um aparelho de raio-x.
Ø Vigilância em Saúde
Conforme a secretária, em fevereiro de 2013 havia um altíssimo risco de epidemia de Dengue no Município, com um índice de infestação predial de 5,7. Hoje Viamão apresenta índice de 1,2%, resultado considerado de médio risco com relação à transmissão da doença causada pelo mosquito.
Ø Modernização Administrativa
A SMS possuía computadores sucateados, prédios com baixa qualidade de internet, sistema de informação precário, de difícil utilização e pouco confiável. Em dezembro recebeu a transferência de R$ 3 milhões para a contratação de empresa para a realização da modernização administrativa: internet, equipamentos, rede lógica, sistema de gestão e cadastramento da população.
Ø UPA 24h
Iniciada a construção da UPA na parada 36, com entrega à comunidade em dezembro próximo.