O prefeito Valdir Bonatto participou na tarde da quarta-feira, 19, no Palácio Piratini, da reunião do Conselho Deliberativo Metropolitano (CDM). No encontro, que contou com a presença do governador Tarso Genro e de representantes de 32 município foi assinado o Acordo de Cooperação Técnica do Plano Integrado de Transporte e Mobilidade Urbana (PITMUrb). O acordo tem por finalidade promover a integração operacional para o desenvolvimento de estudos, projetos, ações e outras atividades necessárias para a formação do Consórcio Metropolitano de Gestores Públicos, previsto no PITMUrb.
Após a assinatura do acordo foram apresentadas as obras e projetos contemplados pelo PAC 50 (Pacto da Mobilidade) na região metropolitana de Porto Alegre, onde Viamão receberá recursos para a duplicação e implantação de faixa exclusiva no Caminho do Meio, obra que inclui ainda as avenidas Protásio Alves, na Capital, e Frederico Dihl, em Alvorada. O custo total da obra está orçado em R$ 156 milhões.
Nos projetos contemplados o município está incluso no que trata da implantação da Perimetral Metropolitana, que ligará a Lomba do Pinheiro, através da Estrada Bérico José Bernardes, passando pelo Beco dos Soares, à avenida Protásio Alves, em Porto Alegre, num projeto orçado em R$ 7 milhões.