Desde dezembro, quando foi sancionada pelo prefeito Valdir Bonatto a Lei Municipal 4.162/2013, Viamão é pioneiro no país em tecnologia 4G. A lei aprovada normatiza a instalação de estruturas de suporte das estações rádio base e equipamentos afins, tornando o município apto a receber a quarta geração de telefonia móvel. Até junho estará operando uma estação da Vivo na Estrada dos Caetanos, próximo ao Hotel Vila Ventura, que hospedará a seleção equatoriana no seu Centro de Treinamento, na Copa do Mundo 2014. Nossa legislação a respeito estava muito restritiva e impossibilitava a instalação de mais torres próximas à zona urbana, o que já estava prejudicando a transmissão de sinal nos aparelhos atuais. Agora poderemos receber a nova tecnologia que estabelece um maior número de aparelhos conectados e uma velocidade de banda larga, ressalta o prefeito.
O município foi pioneiro na região e no país quando aderiu ao projeto-piloto da Fundação Telefônica Escolas Rurais Conectadas. Fizemos parceria com a Fundação Telefônica, na qual a Vivo doou aos alunos, funcionários e educadores da Escola Municipal de Ensino Fundamental Zeferino Lopes de Castro, na região da Pimenta, notebooks e tablets, conectando todos à rede mundial. Todas as pessoas foram capacitados e está sendo aplicada a nova tecnologia para melhorar a qualidade, trazer novas perspectivas e aumentar o interesse do aluno, explica Bonatto. De acordo com a presidente da Fundação Telefônica, Françoise Trapenard, a velocidade da rede na escola é a mais rápida do país, com 54 mb, através de fibra ótica, oferecendo acesso com qualidade a todos os alunos e colaboradores ao mesmo tempo.
Implantação da nova frequência
A frequência 4G está sendo implantada aos poucos no país. A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) fez um leilão em 2012 para a oferta de bandas larga móvel com velocidades mais altas nas cidades onde acontecerão os jogos da Copa do Mundo.
O presidente da Anatel, João Rezende, disse que o leilão da faixa de 700 megahertz (MHz) para as demais cidades brasileiras deverá ser realizado em maio deste ano. A utilização desta faixa de frequência permitirá o aumento da velocidade da rede de 4G. Segundo ele, não haverá atrasos nos testes de interferências que serão realizados a partir de agora pelo órgão regulador.
Hoje, o número de pessoas atendidas com a nova tecnologia móvel está longe da estimativa feita pelo presidente da Anatel. Ao invés dos quatro milhões pretendidos, o número de usuários 4G fechou o ano com um milhão. No país a tecnologia 4G está disponível pela Vivo em 73 municípios e Viamão é um deles. Já pela Claro, o número reduz para 40 cidades brasileiras, e Viamão também é uma delas. A Claro foi a primeira operadora a implantar a tecnologia 4G no país. No Estado, pela Claro, são só sete municípios que estão operando com essa tecnologia: Bento Gonçalves, Canoas, Caxias do Sul, Lajeado, Porto Alegre, Santa Maria e Viamão. Pela Vivo, são oito municípios no RS que estão operando com 4G: Viamão, Novo Hamburgo, Caxias do Sul, Porto Alegre, Bento Gonçalves, Canoas, Farroupilha e Lajeado. Já as operadoras Oi e Tim estão operando no Estado somente em Porto Alegre.
Saiba mais:
4G é a quarta geração de telefonia móvel. A tecnologia permite conexões à internet, através de dispositivos móveis, com velocidade até dez vezes superior às redes atuais. O 4G permitirá melhor acesso a conteúdos multimídias, como vídeos em alta definição, videoconferências e músicas diretamente da internet. Todos os serviços deverão ser prestados tendo como premissas a otimização do uso de espectro, troca de pacotes em ambientes IP, grande capacidade de usuários simultâneos, banda mínima de 100 Mbps para usuários móveis e 1 Gbit/s para estações fixas, interoperabilidade entre os diversos padrões de redes sem fio.
Inicialmente, o 4G no Brasil vai funcionar na frequência de 2,5 Gigahertz. Esta faixa é a mesma utilizada atualmente em 27 países da Europa, Ásia e Oriente Médio. Outros 22 países planejam implantar a nova tecnologia na mesma frequência escolhida pelo Brasil. O 4G só poderá ser utilizado em aparelhos compatíveis com a nova tecnologia, ou seja, o celular deve ser necessariamente do tipo smartphone ou tablet que permite acesso à internet. Para utilizar o sistema, o usuário deve adquirir um plano com sua operadora e, aonde não há ainda cobertura, os aparelhos 4G funcionam também nas redes 2G e 3G. A mudança de rede ocorre de forma automática e sempre que houver o sinal de 4G, o celular irá captar e selecionar a rede automaticamente.