Os táxis de Viamão terão um novo padrão visual que vai facilitar a identificação e oferecer mais segurança e qualidade aos usuários. Todos os profissionais, autorizados a exercer a profissão em Viamão, deverão padronizar os seus veículos. Com a nova medida, tanto os passageiros quanto os profissionais terão mais segurança pela facilidade de identificação e de fiscalização do serviço.
Os funcionários da Secretaria de Transporte e Trânsito (SMTT), Dionatha Mattos e Nelson Souza, apresentaram as novas medidas numa reunião que ocorreu no dia 6 de fevereiro, no Auditório do Centro Profissional Walter Graf quando os taxistas receberam cópia da resolução e modelo impresso do novo padrão visual dos táxis. Todas essas modificações irão qualificar ainda mais o serviço que vem sendo prestado pelos taxistas. Em junho, Viamão irá receber muitos visitantes em função da Copa do Mundo. Estamos melhorando as condições e a oferta de serviços para que possamos transportar com qualidade nossos moradores e também os turistas, destacou o diretor de Trânsito, Dionatha Mattos.
O novo layout foi desenvolvido pelo Departamento de Comunicação da Prefeitura de Viamão, em parceria com a Secretaria Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT). A frota, que hoje é composta por cerca de 120 táxis, deverá estar com o novo visual até o dia 31 de maio desse ano.
Confira o que fica estabelecido na Resolução 001/2014:
O novo regramento estipula que toda frota viamonense seja na cor branca, sendo admitido pintura ou envelopamento neste primeiro momento, até a substituição do veículo pela vida útil ou pela marca/modelo.
Os veículos deverão ser identificados com adesivagem nas duas laterais e na traseira dos veículos com uma faixa amarela. Dentro da faixa algumas informações como prefixo do veículo, nome e telefone do ponto do táxi, logotipo da Prefeitura de Viamão e telefone da SMTT.
Fica proibida a publicidade e propaganda na carroceria do veículo, bem como nas partes envidraçadas dianteiras e laterais. Autorizado a veiculação de publicidade no vidro traseiro dos veículos, desde que seus patrocinadores não tenham imagem vinculada à bebidas alcoólicas, a produtos que contenham tabaco ou substâncias consideradas ilícitas, à instituições ou cultos religiosos e propaganda eleitoral ou de cunho político/partidário.
A resolução estabelece ainda regras para as vestimentas dos motoristas, que deverão trajar calça, camisa devidamente abotoada, com a parte inferior disposta dentro da calça.
A resolução estipula também que os taxistas devem portar, no painel dos seus veículos, um cartão de identificação do condutor, fornecido pela SMTT, no qual o usuário do transporte encontra informações importantes de identificação do taxista.
Por último, ficam estabelecidos os pontos de táxis no município, sendo que devem ser cumpridos com a permanência dos prefixos determinados. Sempre que entender a necessidade de fazer remanejo de veículos de um ponto para outro, o Poder Concedente fará através de normativas. Sendo proibido aos proprietários ou condutores fazer a mudança sem a devida autorização da SMTT.