O município de Viamão apresentou um percentual de 1,4% no índice de infestação do mosquito da dengue. Os dados foram obtidos através do Levantamento Rápido do Índice de Infestação por Aedes aegypti (LIRAa), realizado na cidade, no período de 13 a 17 de janeiro, pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS). Pela primeira vez, o trabalho foi realizado em conjunto pelos Agentes de Combate às Endemias e Agentes de Saúde.
O resultado é considerado de médio risco com relação à transmissão da doença causada pelo mosquito. O Ministério da Saúde classifica os dados em três categorias: até 1% o nível é satisfatório, de 1% a 3,9% a situação é de alerta, superior a 4% há risco de surto de dengue.
O relatório técnico apontou que o maior nível de infestação do Aedes aegypti está concentrado nos bairros Augusta, Viamópolis, São Lucas, Cecília e Santa Isabel. Foram inspecionados 3.190 imóveis ao longo de 18 localidades da região urbana de Viamão e constatado que as maiores quantidades de criadouros do mosquito são pratinhos de vasos, potes de água de cachorros, brinquedos jogados no pátio, lixos domésticos, piscinas, calhas e lajes.
O LIRAa é o mapeamento rápido dos índices de infestação por Aedes aegypti que identifica os criadouros predominantes e a situação de infestação do município. Este levantamento permite o direcionamento das ações de controle para as áreas mais críticas.
A partir do resultado do LIRAa, a Secretaria Municipal de Saúde está adotando uma série de providências para intensificar as ações de prevenção, controle e combate à dengue. As equipes de saúde concentraram o trabalho nas localidades que apresentaram maiores índices de infestação do mosquito. Durante o mutirão, os agentes estão visitando todas as casas e vistoriando quintais em busca de criadouros do Aedes. Os moradores estão sendo orientados sobre como prevenir a doença, evitando objetos que possam acumular água parada e servir de depósito para os ovos do mosquito. Também estão sendo distribuídos panfletos informativos.
Medidas preventivas para controle do mosquito da Dengue
É importante reforçar que os moradores continuem colaborando e eliminando criadouros do mosquito (objetos que acumulam água parada, como garrafas, vasos ou pneus dentro de casa ou nos quintais). Caixas de água devem ser bem tampadas e os pratos dos vasos de planta preenchidos com areia para não acumularem água.