A evasão, o abandono e a infrequência escolar são problemas sérios e precisam ser evitados em todos os municípios. Aqui em Viamão, foi instituída a Rede de Apoio Escolar (RAE), que é um movimento coletivo e intersetorial que visa fazer a busca dos estudantes de 4 a 17 anos que não estão frequentes nas aulas. O objetivo principal é reduzir o índice de abandono e evasão escolar, de forma que os estudantes possam frequentar e desenvolver suas habilidades e competências
A evasão escolar pode ser considerada como a situação em que o estudante, seja aprovado ou reprovado, não efetua a matrícula para dar continuidade aos estudos no ano seguinte. O abandono escolar é quando o aluno deixa de frequentar a escola durante o andamento do ano letivo, mas volta a se matricular no ano seguinte. Já, a infrequência, é quando o aluno falta repetidamente às aulas ou tem um número significativo de ausências sem a devida justificativa. Este processo pode afetar, significativamente, o desempenho escolar e comprometer o processo de aprendizagem, além de poder se tornar uma possível evasão escolar.
A primeira reunião, com a presença de sete escolas, aconteceu na quinta-feira, dia 11. Participaram diretores e os responsáveis pela Ficha de Controle de Aluno Infrequente (Ficai) das escolas: Luciana de Abreu (todas as etapas e modalidade EJA); José Loureiro da Silva; Nossa Senhora de Fátima; Cisne Branco; Frei Pacífico; Valdir Jorge Elias; e, Escola Sesc de Educação Infantil (Sesquinho).
Compõem a Rede de Apoio Escolar (RAE):
– Secretaria Municipal de Educação (SME);
– Secretaria Municipal de Saúde (SMS);
– Secretaria Municipal de Cidadania e Assistência Social (SMCAS);
– Conselho Tutelar;
– Conselho Viamonense dos Direitos da Criança e do Adolescente (Covidica);
– Conselho Municipal de Educação (CME); e,
– Representante das escolas privadas de Educação Infantil.