01 FEV 2024
GESTÃO
PRÉ-CONFERÊNCIA DA CIDADE DEBATERÁ ATUALIZAÇÃO DO PLANO DIRETOR. É SEXTA, DIA 2, NO WALTER GRAFF
A atualização do Plano Diretor de Viamão está em andamento e a participação da comunidade é muito importante. Nesta sexta-feira, dia 2 de fevereiro, será realizada a Pré-Conferência da Cidade no auditório do Walter Graff (rua Marechal Deodoro, 220, Centro), a partir das 9 horas.

Confira a programação:
Das 8 às 10 horas – Inscrições dos participantes
9 horas – Abertura da Pré-Conferência
9h30 – Apresentação da dinâmica do evento
9h45 – Apresentação dos Eixos Temáticos: Eixo I - Análise dos últimos 10 anos; Eixo II - Águas Claras, Itapuã, Capão da Porteira e Zona Rural; e, Eixo III - Distrito Sede e seus Macrozoneamentos.
12 horas - Intervalo para Almoço
13h45 – Debates e construção dos Eixos Temáticos: Eixo I - Análise dos últimos 10 anos; Eixo II - Águas Claras, Itapuã, Capão da Porteira e Zona Rural; e, Eixo III - Distrito Sede e seus Macrozoneamentos.
16 horas – Encerramento da Pré-Conferência. Lembrando que a Conferência da Cidade será realizada dia 6 de março.

Eixos:
EIXO I Análise dos últimos 10 anos –  Avanços e conquistas; Problemas identificados; Adequação às Legislações Estadual e Federal; e, Transições para os novos tempos.
EIXO II Águas Claras, Itapuã, Capão da Porteira e Zona Rural – Urbanismo e Infraestrutura; Meio Ambiente; Turismo; Mobilidade e Transporte; e, Saúde e Educação.
EIXO III Distrito Sede e seus Macrozoneamentos – Urbanismo e Infraestrutura; Meio Ambiente; Turismo e Patrimônio Cultural; Mobilidade e Transporte; e, Ajuste dos Parâmetros Urbanísticos.

Saiba mais:
– O Plano Diretor é uma lei municipal que orienta o crescimento e o desenvolvimento urbano de toda a cidade. Ela busca melhorar a qualidade de vida da população, reduzir as desigualdades socioeconômicas e tornar as cidades mais inclusivas, justas e, ambientalmente, equilibradas. Ele deve ser revisto a cada 10 anos.
– O Plano Diretor indica objetivos, diretrizes, ações estruturantes, normas e procedimentos para a realização da política urbana e envolve meio ambiente, patrimônio cultural, transporte, habitação, regularização fundiária, saneamento e serviços públicos, mas também as políticas econômica, social e de gestão.
– É no Plano Diretor que os cidadãos encontram as diretrizes de uso e ocupação do solo, zoneamento, índices urbanísticos e definição de áreas de interesse especial. O documento estabelece em quais áreas será incentivada a construção, o adensamento populacional e habitações de interesse social, a limitação de altura de edifícios, a proteção de mananciais, onde não será possível empreender, onde incentivar comércio e serviços, onde será priorizado o transporte público, entre outros.

Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024