05 DEZ 2023
GESTÃO
“A CASA É SUA”: ESTADO E PREFEITURA ASSINAM CONVÊNIO PARA CONSTRUÇÃO DE 100 CASAS
O sonho da casa própria ficou mais próximo para 100 famílias viamonenses. O Estado e o Município vão construir 100 unidades habitacionais da II Fase do programa “A Casa é Sua”. O aporte do Governo do Estado será de R$ 8 milhões, com contrapartida municipal de R$ 3,79 milhões. A assinatura do convênio foi realizada nesta segunda-feira, dia 4 de dezembro, na EMEF Luciana de Abreu – Vila Augusta, uma das comunidades que receberá as moradias.

O secretário de Habitação e Regularização Fundiária (Sehab), Carlos Gomes, destacou que Viamão é o oitavo município contemplado nesta segunda fase do programa. “É mais uma parceria com o Estado que beneficia os viamonenses e faz a cidade prosperar”, expressa Gomes. O secretário da Sehab afirmou que “Viamão entrou em um ciclo virtuoso, ciclo de entregas, de investimentos, de atração de empresas, de pavimentação. E agora, com moradias do A Casa é Sua, do Governo do Estado. A nossa casa é o primeiro lugar que temos para ir, é o nosso lar, o nosso aconchego.”

ESPERANÇA
Presente, o deputado Estadual e ex-prefeito Professor Bonatto, relembrou que o pacto para reassentamento e revitalização da Augusta foi assinado pelo governo municipal em 2007, mas só foi desenvolvido a partir de 2013, na sua primeira gestão como prefeito. “O Viver Augusta trouxe mudanças para a comunidade que sofria a cada chuva, pelas enchentes. Depois de tantas ações, mais uma vez o governo do Estado nos estende a mão. E, agora para concluir o projeto, mais 100 casas populares nos são destinadas, sendo 50 para atender a esta população que ainda vive em áreas de risco. Quero agradecer a essa comunidade que não perdeu a esperança”, conclui o deputado Estadual.

Representando os moradores das famílias que serão reassentadas na região das Augustas, Fernanda Ramos Almeida fala que nunca perdeu a esperança. “Minha casa já caiu duas vezes dentro do arroio, mas nunca perdi a esperança que um dia tudo ia ser diferente e que eu teria uma casa segura. É vida que vai pra frente!”

O prefeito, Nilton Magalhães, lembrou das 350 famílias que perdiam tudo, uma ou duas vezes por ano, em virtude do transbordamento do arroio Feijó, quando chovia muito. “Desde 2013 estamos aqui, fazendo melhorias na infraestrutura das áreas. Trouxemos pavimentação, novas moradias, reassentamos 240 famílias nos apartamentos. Mas ainda faltavam 50 famílias que precisam sair da área de risco e ser reassentadas. Que bom que o Estado nos contemplou com esse programa! Para 2024, teremos aqui na região mais de cinco quilômetros de pavimentação e infraestrutura, com novos circuitos interligados. Felizmente, aqui, ninguém mais vai ter perda por enchente ou alagamento. Viamão vai ser a melhor cidade de qualidade de vida para viver nas próximas décadas!”, finaliza Magalhães.

Estiveram presentes na cerimônia o vereador Xandão Gomes, representando a Câmara de Vereadores, e o secretário de Gestão, Rafael Bortoletti, representando todos os demais secretários, além de diretores e comunidade.

SAIBA MAIS:
Os imóveis da “A Casa é Sua” são destinados a pessoas de baixa renda, com prioridade às famílias residentes em áreas de risco ou de preservação permanente (APP). As casas são projetadas para ter 40m² de área construída, com dois dormitórios, sala/cozinha, banheiro e área para lavanderia.

A Secretaria Municipal de Planejamento, Urbanismo e Habitação já realizou o trabalho de cadastramento das famílias em situação de risco, em diversos bairros de Viamão, respeitando os critérios do convênio, que prioriza mulheres chefes de família, pessoas com deficiência e idosos, entre outros fatores.

Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024