27 NOV 2023
COOVIR AMPLIA A FROTA E FAZ ENTREGA SIMBÓLICA DE DOIS CAMINHÕES
A Cooperativa de Trabalho Viamonense de Catadores e Recicladores (Coovir) fez, na manhã desta sexta-feira (24/11), a entrega simbólica para a população de dois caminhões novos para a ampliação da coleta seletiva em Viamão. O evento aconteceu no Ecoponto Municipal (avenida Senador Salgado Filho, 8.275, Querência, parada 53).

De acordo com a presidente da Coovir, Laura Lemoyne, os dois caminhões potencializarão a coleta seletiva solidária municipal. “Esse acréscimo vai possibilitar maior eficiência na execução dos roteiros da coleta seletiva, gerar mais trabalho e renda e qualificar o nosso produto final, que é a reciclagem”, explica Laura.
O caminhão Iveco foi adquirido por meio de projeto do Fundo para Reconstituição de Bens Lesados (FRBL), do MP Estadual. A Coovir investiu na carroceria, com um sistema de pesagem "embarcada", onde o próprio caminhão tem a pesagem dos materiais coletados, que são aferidos digitalmente. “Esta tecnologia estará sendo testada pela primeira vez por uma cooperativa de catadores do Estado e nos possibilita desenvolver também a coleta em geradores diferenciados (médios e grandes) e em roteiros de compostagem”, conclui. Já o caminhão Acello/Mercedez foi adquirido pela Cooperativa com recursos próprios.

Estiveram presentes: o prefeito em exercício, André Gutierres; o secretário Geral de Governo, Rafael Bortoletti; a secretária de Meio Ambiente, Vanessa Hamilton; o secretário de Obras e Serviços Públicos, Maninho Fauri; a promotora de Justiça Especializada, Roberta Morillos; e o presidente interino da Câmara, vereador William Pereira, entre outros convidados.

Eles puderam conhecer as ações e iniciativas desenvolvidas no local, bem como as atividades criadas pela cooperativa, em parceria com a Associação dos Catadores do Município, voltadas à conscientização ambiental, fomento à gestão adequada dos resíduos e reciclagem.