13 NOV 2023
GESTÃO
RECOMEÇO COM QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL: SENAC E PREFEITURA PROMOVEM CURSO GRATUITO PARA MULHERES VÍTIMAS DE VIOLÊNCIA
“Muita alegria e estou emocionada porque é difícil a gente ganhar um curso tão completo. Só tenho gratidão de verdade”. As palavras da Maire Duarte traduzem o recomeço para 15 mulheres vítimas de violência, que iniciaram no dia 06 de novembro, o 1º Curso Profissionalizante de Manicure e Pedicure para mulheres em situação de violência e vulnerabilidade social. Uma parceria entre o Senac Viamão e Prefeitura, por meio da Coordenadoria Municipal da Mulher (CMM).

São mulheres que estão tendo a oportunidade de mudarem as suas vidas e tornarem-se protagonistas das suas histórias. O curso, totalmente gratuito, possui carga horária de 160 horas e está sendo ministrado na sede do Senac (Avenida Américo Vespúcio Cabral, 154 – Centro/Viamão).

Segundo a coordenadora Municipal da Mulher, Ana Oliveira, a data de início da capacitação profissional foi pensada para marcar a abertura do mês alusivo aos 21 dias de ativismo pelo fim da violência contra a mulher. “Queremos o empoderamento dessas mulheres. Que elas sigam suas vidas e tenham uma profissão para se sustentarem e saírem da dependência financeira do agressor.”

A diretora do Senac Viamão, Lídia Fraga ressalta a importância do envolvimento com a comunidade:  “O Projeto VemSer foi pensado para capacitar e empoderar mulheres na área da beleza para vencerem no mundo do trabalho. Está sendo viabilizado por duas grandes forças: pelo Programa Senac de Gratuidade e também por meio de parcerias, como essa com a Prefeitura, que permite chegar em quem mais precisa, levando conhecimento e, por consequência, qualidade de vida. Estamos muito felizes em iniciar esse projeto”.

“O sistema de informação de Agravos e de Notificação (SINAN) do Rio Grande do Sul aponta que 78% dos casos de violências são contra mulheres. Portanto, políticas públicas inclusivas são ações que colaboram para a redução da violência nos grandes centros urbanos”, lembra o secretário Geral de Governo, Rafael Bortoletti, pasta que é responsável pelo CMM.

A Prefeitura forneceu os uniformes e os equipamentos de proteção. A formatura das 15 mulheres no projeto VemSer está prevista para o mês de março, o mês da mulher.

Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024