19 OUT 2023
VIAMÃO TERÁ O "FAMÍLIA ACOLHEDORA" EM FUNCIONAMENTO
Em cerimônia realizada no Ministério Público de Viamão (MP), nesta terça-feira, o programa Família Acolhedora teve suas diretrizes definidas para entrar em funcionamento no município.

Instituído pela lei municipal 4.895/2019, o Família Acolhedora é uma modalidade de acolhimento que visa oferecer proteção integral às crianças e adolescentes que precisam ser afastados temporariamente de sua família de origem ou extensa por medida de proteção. Eles ficam por um período determinado na casa da Família Acolhedora. O acolhimento deve ser a última medida para garantia dos direitos de crianças e/ou adolescentes, após se esgotarem as outras possibilidades de apoio à família de origem pela rede de serviços. A permanência da criança ou do adolescente no serviço de acolhimento não deverá se prolongar por mais de 18 meses, salvo comprovada a necessidade.

“É um momento muito feliz, no qual nos unimos para colocar em prática esse programa, que dá um olhar individualizado para a criança e o adolescente que está nesta situação. Contamos com a comunidade de Viamão para serem acolhedores”, diz a promotora da Infância e Juventude de Viamão, Tatiana Alster.
O prefeito Nilton Magahães disse que “o Família Acolhedora é mais um instrumento de proteção à vida, de amor e de cuidado com as pessoas que mais precisam, sejam crianças ou adolescentes.

Se você se interessou em ser uma Família Acolhedora, as inscrições vão até 30 de novembro de 2023 e você pode obter informações pelos e-mails familiaacolhedoraviamao@gmail.com e familiaacolhedora@viamao.rs.gov.br, bem como pelo telefone/whats 5 19706.4607. As inscrições ocorrem na Secretaria Municipal de Cidadania e Assistência Social., na Avenida Senador Salgado filho, 2205 - Complexo Ana Jobim ou no Ministério Público - Avenida Bento Gonçalves, 76, Centro de Viamão.

Estiveram presentes no lançamento, o Rafael Bortoletti - Secretário Geral de Governo, Carlos Pires - Secretário de Cidadania e Assistência Social, Rosalinde Saick - Presidente do COVIDICA, além de técnicos da SMCAS, do Abrigo João Paulo II e da ASA/ RS.

Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024