11 OUT 2023
SAÚDE
SAÚDE DE VIAMÃO É DESTAQUE NACIONAL NOVAMENTE! A SEGUNDA MAIOR NOTA EM EFICIÊNCIA DAS 15 MAIORES CIDADES DO RS - SALTO DE 500% EM TRÊS ANOS!
O desempenho do serviço de saúde pública em Viamão nos últimos três anos é destaque no Estado e no Brasil. Viamão é a segunda melhor cidade, dentre as 15 maiores do Estado, na Atenção Básica. Os dados são do Ministério da Saúde, que avalia o desempenho das Unidades de Saúde de todos os municípios do Brasil, por meio do Indicador Sintético Final (ISF).

O crescimento de Viamão em três anos foi de 494%. Nosso ISF subiu de 1,48 (nos primeiros quatro meses de 2021) para 8,80 (nota referente ao 2º quadrimestre de 2023).

“Estamos à frente de cidades com orçamentos muito maiores do que o nosso, resultado do trabalho de reorganização da saúde ainda em plena pandemia, com o ex-prefeito Bonatto, que esteve à frente da pasta da Saúde, e com toda a grande equipe de funcionários. Nosso índice é superior a Porto Alegre, que obteve a nota 8,23 e também à média do Estado (8,17) e do País (8,09)”, resume o prefeito Nilton Magalhães.

A avaliação leva em consideração a qualidade e quantidade dos serviços oferecidos nas Unidades de Saúde, medidos em sete indicadores: “Estamos focados em qualidade e eficácia. Durante os últimos três anos, investimos em capacitação das equipes de saúde, melhoria das instalações e dos processos, tudo isso para levar mais e melhores atendimentos à população”, finaliza a secretária Michele Galvão.

Alguns dos destaques que fizeram Viamão crescer no índice:
– Pré-Natal: no segundo quadrimestre de 2023, Viamão apresentou um desempenho neste indicador superior às médias estadual e nacional de 60% e 53%, respectivamente

– Gestantes com exames de sífilis e HIV: ao longo dos quadrimestres analisados, Viamão manteve um desempenho robusto no resultado deste indicador, alcançando 83% no Q1/2023 e Q2/2023. O município, também neste indicador, superou a meta estabelecida pelo Ministério da Saúde.

– Gestantes com atendimento odontológico: Viamão está acima (69%) do alcance médio do estado do Rio Grande do Sul (65%), de todo o território nacional (62%) e dos municípios de porte populacional similar (52,8%).

– Cobertura vacinal de VIP e pentavalente: o resultado alcançado por Viamão no segundo quadrimestre de 2023 está próximo à média estadual (81%) e nacionais, 80% e supera as médias nacional (76%) e de municípios brasileiros com porte populacional similar (72%).

– Hipertensos com consulta realizada e pressão arterial aferida: Viamão apresenta uma trajetória de grande crescimento neste indicador, registrando desempenho de 44% no segundo quadrimestre de 2023, quase o dobro do resultado do quadrimestre anterior. Viamão apresentou um desempenho neste indicador superior às médias estadual e nacional de 31% e 32%, respectivamente. Em comparação a municípios de mesmo porte populacional, Viamão continua a demonstrar eficiência no desempenho, com índices consistentemente mais altos que a média (26%).

– Diabéticos com consulta realizada e solicitação de exames: O resultado do município está expressivamente superior quando comparado a municípios do mesmo porte populacional (23%), superando, também, as médias estadual e nacional, que se mantém em 25% e 28%, respectivamente.

Ranking ISF das 15 maiores cidades do Estado:
Gravataí: 8.88
Viamão: 8.80