Nesta segunda-feira, dia 13, a Prefeitura de Viamão doará um lote no Distrito Industrial do Cocão para a Captiva Lavanderias Industriais Ltda. A empresa, com sede em Porto Alegre, irá se transferir para o município para ampliar em 50 vezes a sua capacidade de produção. O investimento inicial será cerca de R$ 30 milhões e a indústria gerará 300 empregos diretos. De acordo com o vice-prefeito e secretário de Gestão e Relações Institucionais, André Pacheco, a empresa estava entre as 35 inscritas para ocupar um lote no Cocão e foi selecionada por uma comissão instituída para avaliar as candidatas. De acordo com Pacheco, além da Captiva, também estão aprovadas por esta comissão para virem se instalar no Distrito Induastrial do Cocão as empresas: Meta Correias e Máquinas Ltda; Medicone Projetos e Soluções para Indústria e Saúde Ltda; Artefatos Cimentos Confiança; Megaliti Distribuidora e Logística; Magmattec- Tecnologia em Materiais Magnéticos; e, Ponto dos Toldos Metalúrgica.
O vice-prefeito e secretário de Gestão e Relações Institucionais ressalta que a área será doada condicionalmente. Durante um período estabelecido entre ambas as partes, a empresa deve cumprir com o projeto proposto, como linha de produção e geração de empregos. Caso isso não ocorra, o processo de doação será revertido. Queremos que nosso município cresça economicamente e que nossa população tenha emprego e renda em Viamão, finaliza.
De acordo com o proprietário da indústria, Elton Matos, que esteve nesta sexta-feira (10) na Secretaria de Gestão e Relações Institucionais, as obras devem iniciar em fevereiro e a meta é de a lavanderia entre em operação ainda este ano. A lavanderia terá capacidade para atender 50 toneladas de roupas por dia, demandadas de hospitais e hotéis. Toda água usada será reaproveitada com tecnologia inspirada em lavanderias europeias. Além disso, o sistema tradicional usa 35 litros de água para lavar um quilo de roupas. Aqui, em Viamão, usaremos dois litros de água para a mesma quantidade de roupas, explica Matos. O projeto da indústria foi feito pela arquiteta Daniela Brasil, que também acompanhou a visita.
A Captiva Lavanderias Industriais foi criada a partir da necessidade do mercado e foi inaugurada em 2008.