05 JUN 2023
INICIA A SEMANA DO MEIO AMBIENTE
Iniciou hoje, com o Coral Municipal da Cultura, a Semana do Meio Ambiente de Viamão. Com o tema “Poluição Plástica”, a Semana terá atividades até quarta-feira, nos turnos da manhã e tarde, no Calçadão Tapir Rocha (Centro) e palestras em escolas municipais.

A secretária de Meio Ambiente, Vanessa Hamilton, disse estar muito feliz com a realização do evento, depois de três anos de pandemia. “Estamos divulgando as diversas ações que fazemos para a preservação do nosso meio ambiente.”

“Se olharmos para 10 anos atrás, não existia a Secretaria do Meio Ambiente”, lembra o secretário Geral de Governo, Rafael Bortoletti. “Avançamos. Pegamos a cidade com lixão a céu aberto e o transformamos em aterro controlado. Temos avançado muito. Hoje, Viamão conta com ecoponto na cidade, contêineres de ferro no Centro e na Santa Isabel, além de lixeiras novas”, destaca Bortoletti.

O vereador William Pereira, da Comissão de Meio Ambiente da Câmara, fala que cuidar do meio ambiente não é obrigação só da Prefeitura, mas da sociedade. “Somos nós quem produz o lixo e somos responsáveis pelo descarte correto. Que façamos o nosso papel, separando o lixo, para uma melhor qualidade de vida de todos.”

A promotora de Justiça, Roberta Morillos Teixeira, também diz que todos somos responsáveis pelo meio ambiente. “É preciso lembrar aquilo que já sabemos. Se não cuidarmos hoje, amanhã pode acabar para as nossas próximas gerações. Temos grandes Áreas de Preservação Permanentes (APPs), como o Parque Estadual de Itapuã, Banhado do Pachecos e APA do Banhado Grande, além de milhares de arroios e nascentes”, destaca a promotora, que encerra falando que não seja meio ambiente, mas, sim, inteiro ambiente.”

Para o prefeito, Engenheiro Nilton Magalhães, estar no governo é ter a oportunidade de fazer a transformação na vida das pessoas. “Só consegue aproveitar a força dos ventos, aqueles que sabem a direção. Queremos um meio ambiente sustentável e, por isso, estamos trabalhando o socioambiental e redefinimos o Plano Diretor, com suas características e suas potencialidades. Em 2024 vai ser o grande ano de saneamento básico na região central, Santa Isabel e Itapuã.”

A Banda Marcial da EMEF Dom Diogo de Souza, regida por Fernando Soares, interpretou o Hino Nacional e outras músicas populares, bem como os hinos dos times rivais Grêmio e Internacional.

Durante a Semana, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMMA) estará doando mudas de Árvores Nativas. O Parque Estadual de Itapuã exporá fotos, materiais e espécies de animais que podem ser encontradas no Parque. Também estarão expondo seus trabalhos: Refúgio da Vida Silvestre Banhado dos Pachecos – RVSBP; Área de Proteção Ambiental do Banhado Grande – APABG; Corsan; Departamento de Turismo; EMEFs Amador Nunes da Rocha; EMEF Santa Cecília; Covima; Quilombo da Anastácia; Indígenas; Maricá Consultoria Ambiental; Lixo Zero; Meliponário - Mel e Cravo; Coovir e RS Recicla.

A Semana Municipal de Meio Ambiente é uma realização da Prefeitura de Viamão, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, com patrocínio das empresas: Baita Super, Insano Burguer, Quinta da Estância, Visual Calçados e Maga Concept.