15 MAI 2023
ASSISTÊNCIA SOCIAL
VIAMÃO REALIZA EVENTO “FAÇA BONITO” COM MESA REDONDA PARA DISCUTIR O COMBATE AO ABUSO E À EXPLORAÇÃO SEXUAL DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES
Faça Bonito é uma campanha nacional que tem como símbolo uma flor, como uma lembrança dos desenhos da primeira infância. Ela foi criada há 23 anos para chamar a sociedade para assumir a responsabilidade na proteção de crianças e adolescentes das diversas violências sexuais.

Nesse ano, a Secretaria Municipal de Cidadania e Assistência Social (Smcas) realizará uma Mesa Redonda no Dia 18 de Maio – Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, no auditório do Centro de Formação Profissional Walter Graff (rua Marechal Deodoro, 220, Centro), das 13 às 17 horas.

O ano de 2023 também marca os 50 anos do assassinato da menina Araceli Crespo, em Vitória (ES). Araceli tinha 8 anos e, antes de morrer sofreu violência física e sexual. “É necessário garantir a toda criança e adolescente o direito ao seu desenvolvimento de forma segura e protegida, livre do abuso e da exploração sexual”, destaca o secretário de Cidadania e Assistência Social, Carlos Pires.

Estão sendo convidados vários seguimentos da sociedade, como Conselhos Tutelares, Ministério Público, Polícia Civil, CREAS, Saúde, Educação, ONGs, igrejas e outras organizações, bem como representantes das comunidades, para apresentação dos Serviços da Rede de Proteção, como organização dos fluxos, portas de entrada, notificação de violência, entre outros.

Segundo dados apresentados pela Safernet, denúncias relacionadas ao armazenamento, divulgação e produção de imagens de abuso e exploração sexual infantil ultrapassaram a casa de 100 mil denúncias, o que não ocorria desde 2011. Foram 111.929 denúncias em 2022, contra 101.833 em 2021, um aumento de 9,9%.

FAÇA BONITO 2023
13:00 - Credenciamento;
13:20 - Solenidade com autoridades presentes;
13:35 - Histórico do Faça bonito: "O caso Araceli, por que deve ser lembrado?"
13:50 - Crimes sexuais e suas tipificações conforme a segurança pública
14:10 - Apresentação dos indicadores de violência sexual do município nos últimos 12 meses
14:25 - "Mesa Redonda" - Serviços da Rede de proteção, portas de entrada, notificação de violência e seus fluxos
14:50 - Intervalo
15:00 - Grupos de debates, preenchimento dos formulários e elaboração de proposta de combate e prevenção
15:40 - Apresentação das propostas e sugestões de alterações;
16:10 - Apresentação da carta de intenção com as metas de enfrentamento e combate à violência sexual
17:00 - Encerramento.