14 NOV 2013
Ampliação de Leitos Hospitalares em Viamão está em andamento

O atendimento hospitalar do município de Viamão será beneficiado no próximo ano com a ampliação de leitos no Instituto de Cardiologia Hospital Viamão ou com a construção de um novo hospital. Esta ação visa superar o deficit histórico de leitos no município que hoje conta com 150 leitos para atender 250.036 habitantes, ocasionando a necessidade da população buscar atendimento em outros municípios.

O prefeito Valdir Bonatto, em tratativas com o Secretário Estadual de Saúde, Ciro Simoni, confirmou um grande investimento na área para Viamão: a ampliação em mais 240 leitos no Instituto de Cardiologia Hospital de Viamão. Está marcada reunião para a próxima semana, no Gabinete do Secretário Ciro, para os encaminhamentos deste investimento.

Outra possibilidade é a construção de uma nova unidade, com parcerias público-privadas, em local ainda não definido, que comporte o mesmo número de leitos.

O parecer técnico, que irá fundamentar a decisão, deve ser anunciado nas próximas semanas. A estimativa do prefeito Valdir Bonatto, é que essa definição seja feita ainda neste mês. Bonatto comentou que “já demos um passo à frente com a abertura da licitação para a construção da UPA 24 horas na área cedida pelo Estado nesta semana, na parada 36, ampliação das bases do SAMU, onde o município contava com apenas uma ambulância para atendimento a toda população e que, a partir da próxima semana, serão duas Unidades de Suporte Básico atendendo as demandas da população, com diminuição do tempo de resposta dos chamados. Com a nova unidade hospitalar, passaremos a realizar procedimentos de média e alta complexidade. Com estas ações, maior número de pessoas terão seus problemas de saúde resolvidos no município, com maior rapidez e qualidade”.comemora o Prefeito.

A secretária de Saúde, Sandra Sperotto, dá outra boa notícia na área: “o Conselho Municipal de Saúde aprovou a contratação de mais equipes de Estratégia de Saúde da Família (ESF). Encerraremos 2013 com 14 equipes já no primeiro ano.” De acordo com Sandra, a meta do governo municipal é chegar a 33 equipes, o que irá abranger 50% da

população.

O Instituto de Cardiologia Hospital de Viamão está ampliando a capacidade de atendimento às urgências e emergências. A primeira etapa da obra deverá estar pronta em 30 dias e abrange a recepção, traumatologia, ortopedia e pediatria. A outra etapa, que abrange a emergência adulta deverá estar concluída em 90 dias. “Estamos tendo um olhar diferente para a saúde. Olhamos a saúde como um todo. Queremos ampliar não só o tratamento das doenças, mas atuar na sua prevenção e na promoção da saúde”, encerra Bonatto.