11 NOV 2013
Lançada a XVI Semana da Consciência Negra em Viamão

Foi lançada no último domingo (10/11), a XVI Semana da Consciência Negra de Viamão, uma realização do Departamento dos Direitos Humanos, da Secretaria Municipal de Cidadania e Assistência Social, em conjunto com as Secretarias Municipais de Educação, Saúde e Esporte e Cultura, além de integrantes do Movimento Negro Organizado de Viamão (Nação Hip-Hop, Companhia de Dança Brazil Estrangeiro e Assencav), além da Comissão de Direitos Humanos da Câmara de Vereadores e da Casa de Ketu.

O lançamento contou com a participação da secretária de Cidadania e Assistência Social, Belamar Pinheiro, e contou com apresentações da Escola de Samba Unidos de Vila Isabel e da Companhia de Dança Brazil Estrangeiro. A secretária municipal de Assistência Social, representando a Administração Municipal no lançamento, destacou que a comunidade negra ainda tem muito a conquistar e que eventos como o realizado em Viamão são muito importantes “A intenção da semana é promover a discussão com a comunidade, valorizar a cultura negra e contribuir para a diminuição da discriminação”, destacou Belamar.

Com o tema “Direitos humanos e políticas públicas: um caminho para a igualdade” e o lema “Valorizando o passado, vivendo o presente, construindo o futuro”, a XVI Semana da Consciência Negra segue até o dia 20 de novembro. A abertura oficial acontece no dia 14 de novembro, às 15 horas, na Câmara de Vereadores e terá a presença de autoridades locais e do estado. Nesse dia ocorrerá uma Audiência Pública que irá debater questões referentes à criação e estrutura dos Conselhos Municipais de Política de Promoção da Igualdade Racial. Durante a sessão solene acontecem homenagens a personalidades negras de Viamão.