10 AGO 2022
SAÚDE
AGOSTO LILÁS: CRM E UPA PROMOVEM RODA DE CONVERSA SOBRE A VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER
Na manhã desta quarta-feira (10/08) a UPA Viamão e o Centro de Referência de Atendimento à Mulher (CRM) realizaram uma roda de conversa a fim de conscientizar os profissionais da UPA sobre a violência contra a mulher. A ação faz parte do Agosto Lilás (campanha criada em referência à Lei Maria da Penha, que neste ano completa 16 anos) e foi articulada entre as secretarias Geral de Governo, da Saúde e órgãos de Segurança Pública.

O objetivo da atividade foi conversar sobre o aumento registrado no número de casos de violência contra mulher no município e no país como um todo, entender os fatores que fazem as pacientes que procuram o atendimento médico por conta de violência doméstica não pedirem ajuda e pensar juntas uma melhor estratégia para o combate à violência.

A assistente social Sara Araújo e a delegada da DEAM, Marina Dillenburg, abordaram o tema, abrangendo todos os tipos de violência doméstica que podem ser exercidas, seja ela física ou psicológica.

“Durante todo este mês o CRM intensificará as rodas de conversas a fim de divulgar os serviços da rede de atendimento à mulher em situação de violência”, explicou a coordenadora do Centro, Marlene Brandão.