29 JUN 2022
AGRICULTURA
IV Seminário Agropecuário de Viamão debate o cenário da produção rural
Na terça-feira, dia 28 de junho, o prefeito municipal Nilton Magalhães participou do IV Seminário Agropecuário de Viamão, promovido pelo Sindicato Rural de Viamão. O evento iniciou com a palestra do presidente da Federarroz, Alexandre Velho, que tratou a importância da reinvenção do produtor rural em tempos de pós pandemia, além de informações relevantes na área da sustentabilidade, legislação, economia, e responsabilidade socioambiental. Além disso, foi divulgado o tema e as datas da próxima abertura oficial da colheita do arroz.

O evento, voltado para os olhares de quem faz o campo acontecer na cidade, contou também com valiosas informações para os jovens das escolas técnicas agrícolas da cidade, que acompanharam atentamente os movimentos dos seminaristas, visto que Viamão é um município que possui um imenso potencial de crescimento do agronegócio como ferramenta de sustentabilidade e economia.

Em sua fala, o secretário municipal de Agricultura e Abastecimento Henrique Noronha destacou a importância da cultura agrícola de Viamão para o desenvolvimento econômico da cidade: “nós enquanto poder público municipal ainda temos a preocupação da industrialização, do emprego, da responsabilidade social e a gente vive hoje uma cidade que planta 20 mil hectares de arroz, que tem o arroz como principal produto do seu PIB do agronegócio.”

Já o prefeito Nilton Magalhães destacou a importância do fomento do produtor rural pelo Sindicato Rural com a parceria do poder público: “A gente precisa ter esse conhecimento que está sendo feito aqui no IV Seminário, o nivelamento dos produtores para que eles possam ter uma integração, aprendendo com as práticas que estão dando certo. Então é papel do município que fomente o agro e fazer as pessoas conhecerem o nosso agro trabalhar em integração com os sindicatos e podem contar com o município para que vocês possam ter mais conhecimento e que possam ter uma atividade a cada dia mais produtiva”

Além do prefeito, o evento contou com a presença de diversas autoridades na mesa debatedora, como o presidente da Câmara Municipal de Viamão, Igor Bernardes, o coordenador regional do IRGA, Wagner Martini, o presidente do Sindicato Rural, Roberto Canquerini, o ex prefeito municipal, produtor rural e associado do Sindicato Rural, Valdir Bonatto e o gerente da EMATER, Elias Kuck. O vereador Luisinho do Espigão e o secretário geral de governo, Rafael Bortoletti, também estavam presentes.