15 JUN 2022
Mel certificado, na Feira Agroecológica de Viamão, você encontra
Hoje nós visitamos a propriedade do seu Dorival Webber, 85 anos, e de seu filho, Claudio Webber, 50 anos, produtores do mel Apis Doce Lida. Seu Dorival cria abelhas há 25 anos, mais ou menos quando se aposentou.

Escolheu Viamão como morada e início a novos projetos. Como a área que adquiriu era de cultivo de arroz, tentou uma criação de peixes, mas não deu certo. Então se lembrou que tinha umas caixas de abelhas e foi aí que tudo começou. A cada ano a produção aumentava um pouquinho.

Hoje são cerca de 100 caixas de abelhas que estão em Viamão e Montenegro. Quem olha um pote de mel, não imagina o trabalho que dá. As caixas são distribuídas em vários locais para que as abelhas formem colmeias e se alimentem com néctares diversos e produzindo vários tipos de mel, como de eucalipto, uva do Japão e silvestre.

Nos meses de junho e julho, é a época de alimentar as abelhas. “No inverno, não tem floração e as abelhas sentem muito frio. É preciso alimentá-las para que elas entrem em agosto bem fortes, quando começa a floração da maioria das árvores”, explica Claudio Webber.

Enxame
O enxame de abelhas é formado pela abelha-rainha e suas operárias. A colaboração de outras abelhas vem de todos os lugares. Elas são atraídas pelo pólen e fixam residência em uma das caixas. Uma dica importante do seu Dorival e que pode salvar vidas, é “nunca tratar ou transportar uma caixa de abelhas sem estar vestido com a roupa de proteção. Pode parecer fácil, mas, às vezes, pode ficar difícil e perigoso.”

Se Dorival conta que um dia levou mais de 200 picadas de abelhas por acompanhar seu filho em um serviço de transporte, que, aos seus olhos, parecia inofensivo. “Estava fácil demais. O Claudio estava vestido com a roupa de proteção e eu estava vestido de roupa comum, sem proteção alguma. Fomos capturar uma caixa em Morungava. Ao chegar na caminhonete, a caixa se desmanchou e as abelhas saíram para proteger a colmeia. Eu fui socorrer meu filho e acabei levando mais de duzentas ferroadas”, conta. Ao final, deu tudo certo, e ele conseguiu transportar as abelhas, dirigindo. “Isso porque eu já havia levado outros ferrões e meu corpo já estava acostumado.”

Certificação
O mel dos Webber recebe certificação. O que isso significa? Eles fazem a extração e decantação do mel e levam o produto para ser processado e analisado, recebendo um atestado do Ministério da Agricultura de que é puro e possui propriedades nutricionais.

O mel “Apis Doce Lida” você encontra na Feira Agroecológica de Viamão, todas as quintas-feiras, das 8 às 17 horas. Excepcionalmente nesta semana, a Feira está sendo realizada na quarta-feira, dia 15, em virtude do feriado de Corpus Christi.