Ir para o conteúdo

Prefeitura Municipal Viamão-RS
Acompanhe-nos:
Rede Social Facebook
Rede Social Twitter
Rede Social You Tube
Rede Social Instagram
Notícias
Enviar para um amigo!
Indique essa página para um amigo com seus dados
Obs: campos com asterisco () são obrigatórios.
Enviando indicação. Por favor, aguarde...
JUN
15
15 JUN 2022
AGRICULTURA
Mel certificado, na Feira Agroecológica de Viamão, você encontra
enviar para um amigo
receba notícias
Hoje nós visitamos a propriedade do seu Dorival Webber, 85 anos, e de seu filho, Claudio Webber, 50 anos, produtores do mel Apis Doce Lida. Seu Dorival cria abelhas há 25 anos, mais ou menos quando se aposentou.
 
Escolheu Viamão como morada e início a novos projetos. Como a área que adquiriu era de cultivo de arroz, tentou uma criação de peixes, mas não deu certo. Então se lembrou que tinha umas caixas de abelhas e foi aí que tudo começou. A cada ano a produção aumentava um pouquinho.
 
Hoje são cerca de 100 caixas de abelhas que estão em Viamão e Montenegro. Quem olha um pote de mel, não imagina o trabalho que dá. As caixas são distribuídas em vários locais para que as abelhas formem colmeias e se alimentem com néctares diversos e produzindo vários tipos de mel, como de eucalipto, uva do Japão e silvestre.
 
Nos meses de junho e julho, é a época de alimentar as abelhas. “No inverno, não tem floração e as abelhas sentem muito frio. É preciso alimentá-las para que elas entrem em agosto bem fortes, quando começa a floração da maioria das árvores”, explica Claudio Webber.
 
Enxame
O enxame de abelhas é formado pela abelha-rainha e suas operárias. A colaboração de outras abelhas vem de todos os lugares. Elas são atraídas pelo pólen e fixam residência em uma das caixas. Uma dica importante do seu Dorival e que pode salvar vidas, é “nunca tratar ou transportar uma caixa de abelhas sem estar vestido com a roupa de proteção. Pode parecer fácil, mas, às vezes, pode ficar difícil e perigoso.”
 
Se Dorival conta que um dia levou mais de 200 picadas de abelhas por acompanhar seu filho em um serviço de transporte, que, aos seus olhos, parecia inofensivo. “Estava fácil demais. O Claudio estava vestido com a roupa de proteção e eu estava vestido de roupa comum, sem proteção alguma. Fomos capturar uma caixa em Morungava. Ao chegar na caminhonete, a caixa se desmanchou e as abelhas saíram para proteger a colmeia. Eu fui socorrer meu filho e acabei levando mais de duzentas ferroadas”, conta. Ao final, deu tudo certo, e ele conseguiu transportar as abelhas, dirigindo. “Isso porque eu já havia levado outros ferrões e meu corpo já estava acostumado.”
 
Certificação
O mel dos Webber recebe certificação. O que isso significa? Eles fazem a extração e decantação do mel e levam o produto para ser processado e analisado, recebendo um atestado do Ministério da Agricultura de que é puro e possui propriedades nutricionais.
 
O mel “Apis Doce Lida” você encontra na Feira Agroecológica de Viamão, todas as quintas-feiras, das 8 às 17 horas. Excepcionalmente nesta semana, a Feira está sendo realizada na quarta-feira, dia 15, em virtude do feriado de Corpus Christi.
 

 
Seta
Versão do Sistema: 3.2.3 - 06/06/2022
Copyright Instar - 2006-2022. Todos os direitos reservados - Instar Tecnologia Instar Tecnologia