Com o final da campanha do agasalho se aproximando, a Secretaria Municipal de Cidadania e Assistência Social (SMCAS) apresenta o balanço da ação - a campanha teve início no dia 17 de junho e, encerra na próxima sexta-feira, dia 18 de outubro. A meta inicial era que a arrecadação chegasse a 40 mil itens, mas devido a cooperação dos viamonenses, já foram arrecadadas cerca de 75 mil peças, entre roupas, cobertores e calçados.
O Diretor do Departamento de Cidadania e Direitos Humanos (DCDH), da SMCAS, Fernando Vicente, explica que, nas edições anteriores da campanha do agasalho, as arrecadações chegaram no máximo a 30 mil peças e que, as distribuições eram feitas em kits para a população. Nós optamos por fazer um trabalho diferenciado. Oferecemos um espaço onde cada pessoa escolhe as roupas e os calçados, conforme modelo e o tamanho que melhor lhe agrade, evitando assim, o desperdício. É importante ressaltar também que temos muito cuidado com o material arrecadado, ele passa por uma triagem e todos os itens são lavados, e, aqueles que são encaminhados para o descarte são reaproveitados pela equipe da Inclusão Produtiva, que trabalha com a comunidade dentro dos Centros de Referência em Assistência Social (CRAS), na confecção de acolchoados e tapetes.
Fernando explica ainda que, as doações à comunidade são realizadas perante o encaminhamento dos profissionais que atuam nos Centros de Referência em Assistência Social (CRAS), no Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), nos Conselhos Tutelares e nos demais Órgãos Públicos, autorizados pela SMCAS. A Campanha está encerrando com um resultado extremamente positivo. Neste ano, foram 404 pontos de coleta, espalhados pelo município, como escolas, unidades de saúde, farmácias, lojas e setores da prefeitura. Até agora, já foram distribuídas cerca de 35 mil peças para Entidades Filantrópicas, Entidades Particulares e para a população em geral, destaca.
A secretária da SMCAS, Belamar Pinheiro, destacou a importância da Campanha do Agasalho no município. Com a colaboração de todos poderemos atender as famílias que mais necessitam, aquelas que se encontram em situação de vulnerabilidade social. Agradeço a todos que colaboraram, este gesto demonstra a solidariedade do povo viamonense, destaca Belamar.
Novo Projeto - Fábrica da Cidadania
A secretária Belamar destaca ainda que no mês de novembro será implantado o Projeto Fábrica da Cidadania, que irá permitir que as doações ocorram durante o ano todo. O cidadão ou a empresa que tiver um móvel ou eletrodoméstico, em bom estado de conservação, poderá fazer doação para a Fábrica, que dará o destino certo para o material arrecadado, mas é importante que o doador certifique-se que o móvel possa realmente ser reutilizado ou que o eletroeletrônico ainda funcione. Neste novo projeto estaremos buscando a parceria da comunidade e das empresas de Viamão para qualquer tipo de doação. O nosso Governo prioriza o atendimento a população e a cidade, nós da SMCAS estamos fazendo a nossa parte, atendendo a comunidade que necessita do nosso apoio.
A Fábrica da Cidadania ficará instalada na Avenida Senador Salgado Filho, nº 2312. Mais informações pelo telefone 51- 3485-6446 (Departamento de Cidadania e Direitos Humanos - SMCAS).