Na tarde de quarta-feira, dia 16 de outubro, a Reitora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS), Cláudia Schiedeck Soares de Souza, visitou o município. A reitora veio até a cidade tratar sobre assuntos relacionados a implantação do Câmpus em Viamão do IFRS.
Num primeiro momento, a reitora encontrou-se com o Prefeito Valdir Bonatto e a Secretária Municipal de Educação, Maria Clarice de Oliveira. Estavam presentes também no encontro o o pró-reitor de Desenvolvimento Institucional do IFRS, Osvaldo Casares Pinto; o Diretor de Planejamento e Obras do IFRS, Sérgio Viana; o coordenador-geral de implantação do Câmpus Viamão, Jeferson Funchal e coordenador de Ensino do Câmpus Viamão, Denirio Marques. O objetivo do encontro foi buscar soluções para alguns problemas relacionados ao terreno doado para instalação do IFRS, no município. Uma das preocupações da reitora é a redução da área útil do terreno, que ocorreu por dois motivos específicos: o primeiro seria o aumento da faixa de domínio do Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (DAER-RS) e o segundo, por existir uma área de preservação. A reitora destacou que estas questões não estavam na pauta e que somente agora chegaram ao seu conhecimento. O prefeito Bonatto, explicou que não irá poupar esforços para viabilizar o projeto em Viamão. É muito importante para nós, a instalação de uma unidade do Instituto no município. É normal que, durante a caminhada, ocorra algum problema, mas, a prefeitura está disposta a dar todos os encaminhamentos necessários para as demandas aqui apresentadas. Nossos técnicos já fizeram o levantamento de todas as restrições, foi feito um estudo da área, ou seja, mapearam os locais onde ficam a nascente e a Área de Preservação Permanente (APP). O próximo passo é que o Instituto faça um levantamento, a partir destas informações, e nos defina qual a área que deve ser acrescida para a viabilidade do projeto. Com esta informação o Executivo poderá encaminhar à Câmara um novo projeto de doação, destacou.
Durante o encontro, o prefeito entregou à reitora a dispensa do licenciamento ambiental, para construção do primeiro bloco. A reitora explicou para o prefeito que os projetos do primeiro bloco já estão finalizados e, apenas alguns ajustes nas planilhas devam ocorrer e, concluiu dizendo que dentro de 30 dias o Edital de Licitação será lançado.
Reitora fala para convidados
No segundo compromisso na agenda da reitora, estava uma conversa com representantes de algumas entidades e associações do município. Estavam presentes representantes da Câmara Municipal, Acivi, Sindilojas, Sindicato Rural, OAB, Conselhos de Direito, entre outros. A iniciativa do encontro foi da Secretária Municipal de Educação, Maria Clarice de Oliveira. O objetivo foi explicar aos convidados o histórico do Instituto Federal no RS e suas principais características/atribuições e, também, tirar dúvidas sobre a instalação do Câmpus Viamão.
Na abertura do encontro, a reitora fez questão de agradecer ao prefeito pela maneira como, ele e sua equipe, estão conduzindo o processo de implantação do Câmpus na cidade. Queria deixar registrado que estamos recebendo do prefeito e da sua equipe, todo apoio, parceria e disponibilidade em atender todas as demandas do Instituto, ressaltou Claudia Schiedeck.
Conforme a reitora, o Instituto Federal foi criado em 2008 e atualmente possui 12 Câmpus já implantados, e quatro em processo de implantação, incluindo o Câmpus Viamão. Atualmente, o IFRS conta com cerca de 17 mil alunos, em 91 cursos técnicos e superiores de diferentes modalidades. Oferece também cursos de pós-graduação e dos programas do governo federal Pronatec, Mulheres Mil e Formação Inicial Continuada (FIC).
A reitora explicou aos convidados que daqui 30 dias, o edital de licitação da construção do primeiro bloco do Câmpus Viamão deve ser lançado. O primeiro bloco terá uma área construída de aproximadamente 3 mil m² - contará com 4 ou 5 salas de aula e sede administrativa. A área total do Câmpus Viamão, deve chegar a 8 mil m2 e contará com laboratórios específicos, centro de convivência, refeitório, etc. Cláudia explicou também que as obras do primeiro bloco deverão ser entregues antes do final de 2014, e até este mesmo período, os processos seletivos já estarão abertos. O Câmpus Viamão irá atender cerca de 1200 alunos e os cursos oferecidos em Viamão ainda serão definidos, porém é preciso ressaltar que os eixos aprovados em Audiência Pública foram: Infraestrutura, Gestão e Negócio, Informática e Comunicação, Hospitalidade e Lazer.
Instituto Federal já está presente no município
Mesmo que o instituto ainda não tenha uma estrutura física dentro do município, ele já está presente na comunidade viamonense.
O Instituto Federal já é parceiro da Prefeitura no Projeto Mulheres Mil, que está sendo desenvolvido na Augusta. Cem mulheres em situação de vulnerabilidade social foram beneficiadas com acesso à educação.