09 JUN 2022
AGRICULTURA
Eloi e Nilsa, mais que uma história do campo para a Feira Agroecológica, uma história de amor na Semana dos Namorados
Parafraseando o compositor e cantor Renato Russo, da banda Legião Urbana: “Quem um dia irá dizer que não existe razão nas coisas feitas pelo coração. E quem me irá dizer, que não existe razão...” Estamos na Semana dos Namorados, então pode!

Quem conhece dona Nilsa Padilha da Feira Agroecológica de Viamão, não imagina a sua história. Hoje nós fomos conhecer a propriedade dela e de seu esposo, Eloi Kremer, ali no Setor D do Assentamento Filhos de Sepé, em Águas Claras.

Eloi nasceu em Ibirubá e cresceu em Alpestre. Nilsa, em Derrubadas. As duas cidades são próximas, mas não foi lá que eles se conheceram. Os dois são filhos de agricultores, mas cada um tentou a vida num lugar diferente. Nilsa morou em várias cidades do Rio Grande do Sul e até por São Paulo ela passou, em busca de uma oportunidade de trabalho. Eloi, viveu em Alpestre e queria um pedaço de terra para chamar de seu. Foi aí que viu no MST uma luz no fim do túnel.

Chegou em Viamão há 23 anos, quando recebeu um pedaço de terra para plantar. Começou do zero.  Arou, plantou, construiu casa, comprou carroça e cavalo. Trabalhava de domingo a domingo para não se sentir só. Aí chega Nilsa, como quem não quer nada, para somar à sua vida.

De lá para cá, se passaram quase 12 anos, e o amor entre os dois só aumenta, da mesma forma que aumenta e diversifica a produção de frutas, verduras e hortaliças. São tantas espécies, que Eloi e Nilsa já perderam a conta. E ainda tem a criação de galinhas, a porca, o cavalo e os cachorros.

Rotina
São só os dois para dar conta de cerca de 1,2 hectares. A rotina começa cedinho, antes mesmo do nascer do sol. Na segunda os dois cortam, colhem e limpam as hortaliças, frutas e verduras para prepararem as entregas para o dia seguinte. Na terça-feira, eles saem cedinho, antes das 6h30, para dar tempo de fazerem todas as entregas em Porto Alegre, Viamão e Alvorada.

Na quarta-feira, é dia de colheita para a Feira do IFRS no fim da tarde e para a Feira Agroecológica de Viamão, no dia seguinte. Todas as quintas-feiras, é dia de Feira Agroecológica no centro de Viamão. O casal sai de casa antes das 7 horas para chegar no Centro e montar a banca na Praça Júlio de Castilhos. Ali eles levam toda a variedade da produção e mais as encomendas dos clientes que pedem por WhatsApp (51 99695.2059).

“Na maioria das vezes, eu acompanho ela até o Centro para carregar as caixas, para que ela não pegue muito peso e depois eu volto para trabalhar a terra e plantar”, fala Eloi, que sabe que as mulheres possuem uma estrutura física diferente e zela pela boa saúde da sua companheira a todo momento. Eles fazem tudo junto, mas o serviço “pesado” fica com Eloi. Se tem que subir no telhado para colher chuchu, aí é a Nilsa quem coloca a escada e sobe.

Namoro
Na sexta-feira eles saem de manhã para fazer as compras da semana. À tarde trabalham na “roça”. Sábado também é dia de cuidar da produção. A rotina é pesada, mas não sobra tempo para o namoro? Ah, sobra sim. Como os dois trabalham juntos, eles tiram um dia de folga na semana, o domingo, para namorar, passear e curtir bons momentos a dois.

Graças ao seu Eloi e dona Nilsa, como os outros produtores familiares, hoje nós temos frutas e verduras colhidas fresquinhas, direto para a nossa mesa. Produtos de qualidade, certificados ecologicamente, que nos proporcionam uma vida mais saudável.

Compre na Feira Agroecológica!