02 JUN 2022
AGRICULTURA
Hoje, fomos conferir a colheita nas terras de Ito e Lurdes Cardoso. Desde o preparo do solo, até a venda, tudo é feito com muito amor
Seu Ito cuidando da produção
Todas as quintas-feiras, os produtores rurais com certificação orgânica estão na Feira Agroecológica de Viamão. Às 8 horas eles já começam a montar suas bancas na Praça Júlio de Castilhos, no Centro. Hoje nós fomos visitar a propriedade de seu Itor Cardoso e da dona Lurdes Cardoso, no Setor C, do Assentamento Filhos de Sepé, no Morro Grande, para conhecer de perto como é a rotina no campo.

O dia começa com o nascer do sol e às 7 horas dona Lurdes e seu Ito (como é conhecido) já estão tratando os bichos, tirando leite da vaca, e cuidando da produção de frutas, verduras e hortaliças diversificadas. Filhos de agricultores, desde criança já sabiam o valor da terra. “Aprendi a plantar com o meu pai, que arrendava terras. Depois ele entrou no Movimento dos Sem Terra e recebeu um pedaço de terra para chamar de seu. Aí eu e o Ito também entramos e recebemos um pedaço de terra. Éramos recém-casados e queríamos começar a vida. Mas lá onde recebemos a terra, em Arroio Grande, era muito difícil e surgiu a oportunidade de trocar com uma outra família que havia sido assentada aqui em Viamão”, conta dona Lurdes.

Quando chegaram no Morro Grande, há 18 anos, o pedaço de terra era só mato. Arremangaram as mangas e começaram a trabalhar a terra. Plantaram 400 pés de caqui, com um incentivo do governo municipal da época. A produção foi excelente, mas não havia mercado para venda. Depois de poucos anos, os pés adoeceram e tudo foi perdido. Recomeçaram plantando pés de bergamota. Para conseguir sustentar a família, seu Ito foi trabalhar na Ambev e dona Lurdes, num restaurante.

Outro governo e uma nova oportunidade se acendeu. Produzir para vender na Feira e para a Merenda Escolar.  Para o seu Ito, a Feira Agroecológica abriu oportunidades. “Antes, nós dependíamos da produção do arroz orgânico. Com a diversificação da produção no Assentamento, passamos a fazer feira, entregar em casa e em grandes quantidades para a Prefeitura.”

A diversificação da produção permite que a família tenha o que vender o ano todo e também é boa para o solo, o deixa mais fértil. Seu Ito e dona Lurdes hoje possuem cerca de um hectare de terra, quase todo produtivo. Tem vários tipos de alface, couve, brócolis, temperos, tomate, repolho, aipim, cenoura, batata-doce, quiabo, banana, maracujá, bergamota, laranja, ameixa, goiaba, graviola, chás, entre outros.

“O cliente da feira pede e nós procuramos atender, plantando. Agora, estamos aproveitando o incentivo da Secretaria de Agricultura e Abastecimento para fazermos um pomar de diversos tipos de laranjas. As mudas que adquirimos nas compras coletivas são de ótima qualidade e possuem mercado”, explica seu Ito.

Graças à família de seu Ito, como de outros produtores familiares, hoje nós temos frutas e verduras colhidas fresquinhas, direto para a nossa mesa. Produtos de qualidade, certificados ecologicamente, que nos proporcionam uma vida mais saudável. Compre na Feira Agroecológica!