27 MAI 2022
EDUCAÇÃO
Ah, não.... acabou! SME encerra a Semana Municipal do Brincar com muita diversão
Já cantava o grupo Molejo “Brincadeira de criança, como é bom, como é bom!” Brincar é liberdade, diversão e aprendizagem. É o momento em que aprendemos a explorar o mundo, a nos comunicar e adquirir confiança. Crianças seguras e que contam com o suporte necessário possuem grandes chances de se tornarem adultos mais confiantes.

Durante esta semana, a Secretaria de Educação realizou formações com os professores da rede na 1ª Conferência Municipal do Brincar, com a intenção de conscientizar sobre a importância do brincar, que é um direito previsto por lei. “A criança que brinca desenvolve a imaginação, criatividade, inteligência, emoções e outras habilidades”, ressalta a assessora pedagógica da Secretaria de Educação, Josiane Baldez.

O encerramento aconteceu hoje (27/05), no Ginásio de Esportes da Secretaria de Educação, com a participação das crianças das escolas Frederico Dihl, Cisne Branco, Farroupilha, Humberto de Campos, Presidente João Goulart, Castelo Branco, Ruth Cardoso, José Loureiro da Silva, Nossa Senhora da Conceição e Érico Veríssimo.
E teve pula-pula, animação, dança, tobogã, chute a gol, bola na rede, circuito e muita animação.

Paralelamente, durante a semana, nas escolas, também houve ações e desafios, como cantigas de roda, parada para brincar, TBT do brincar e convite ao brincar. Numa rápida enquete entre as crianças que estavam no Ginásio de Esportes hoje, o Pega-pega foi a brincadeira preferida. Além de exercitar o corpo e a mente, rende muitas gargalhadas. “É muito legal. Tem que pegar o amigo e aí é ele quem sai pegando e a gente corre”, conta Arthur Gutierres, da Frederico Dihl.

A professora Suelen Pacheco, da escola Farroupilha, fala que a semana foi muito proveitosa. “Participei da oficina de teatro, na Conferência, e foi muito bom. A gente se soltou e voltamos a usar a imaginação, coisa que fica esquecida no dia a dia. Já estava com saudades desse tipo de evento, com muitas dinâmicas que vamos levar para dentro da sala de aula.”

E fica aqui o convite da Secretaria de Educação. “Vem com a gente, confiar na Potência do Brincar, não só nesta semana, mas também durante o ano todo!”, finaliza Josiane.

Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024