05 MAI 2022
AGRICULTURA
Prefeitura realiza mais uma edição do Programa Municipal de Incentivo à Fruticultura
Estamos no mês propício para podas e plantios de árvores. Até o dia 20 de maio, a Secretaria Municipal da Agricultura e Abastecimento (SMAA) está inscrevendo produtores e interessados na 1ª fase de compras coletivas de mudas frutíferas, nativas, exóticas, ornamentais e outras, do Programa Municipal de Incentivo à Fruticultura. A retirada acontece na sede da SMAA (rodovia Coronel Acrísio Martins Prates, 1036, Fiúza).

De acordo com o secretário de Agricultura e Abastecimento, Henrique Noronha, as mudas são adquiridas através do sistema de Compras Coletivas, o que garante um melhor preço de custo, com descontos de até 50% do valor praticado no mercado. “As mudas são certificadas e de alta qualidade, com valores a partir de R$ 11,00.”

O foco do Programa é incentivar o cultivo de frutas cítricas (Laranja, Bergamota, Limão, Banana, Maracujá e Morango) para que possam ser adquiridas por Programas Sociais e para a Merenda Escolar, promovendo o desenvolvimento econômico e fortalecendo a produção local. Qualquer pessoa pode participar, sendo que o pedido mínimo é de 10 mudas por cada produtor.

A SMAA e a Emater fazem o acompanhamento da produção. “Fizemos, em conjunto com a Emater, uma Cartilha para orientar o produtor quanto às condições de preparação do solo para o plantio, meses ideais para poda e frutação, que, dependendo do pé, pode levar de três a cinco anos”, explica.

Em 2021, foram adquiridas 2.014 mudas por esse sistema. Os interessados devem entrar em contato pelo (51) 3434.2089 ou (51) 99739.8403.