12 MAR 2022
Prefeitura de Viamão inaugura quatro escolas de educação infantil e fundamental

O sábado (12) foi de importantes conquistas para Viamão com a inauguração de quatro novas escolas de educação infantil e ensino fundamental.

O prefeito Professor Bonatto esteve nas instituições acompanhado da Secretária Municipal da Educação, Marcia Culau; do Secretário Geral de Governo, Rafael Bortoletti; da Secretária-Adjunta de Saúde, Michele Galvão; além de demais secretários e vereadores do município.

A primeira escola inaugurada foi a EMEI Ruth Cardoso, localizada entre a Universal e a Florescente. A escola atenderá alunos entre 2 e 5 anos, do Maternal 1 ao Jardim 2.

Na sequência, foi inaugurada a EMEI Terezinha Prates Chiden, cujo nome é em homenagem a uma reconhecida professora do município de Viamão.
Terezinha faleceu em dezembro de 2020, mas os filhos estiveram na instituição para a cerimônia e falaram um pouco sobre a trajetória da mãe e sobre a importância de uma escola municipal levar o nome dela. "A história da minha mãe foi de luta, mas também de conquistas. Tenho certeza que ela ficaria muito honrada com a homenagem", destacou Jorge Chiden.

Localizada no Jardim Krahe, a EMEI Terezinha Prates Chiden também atenderá a educação infantil, com turmas de Maternal e Jardim.
Tanto a EMEI Ruth Cardoso quanto a EMEI Terezinha Prates Chiden têm estruturas totalmente novas, seguindo todo o conceito da educação municipal.

A Escola Municipal Carlos Chagas, localizada na Santa Isabel, era administrada pelo governo do Estado. Mas a prefeitura de Viamão assumiu a gestão e abriu turmas do Jardim ao quinto ano do ensino fundamental. Durante a cerimônia de inauguração, os pais dos alunos foram convidados a conhecer a estrutura, enquanto as crianças se deliciavam com pipoca e algodão-doce e se divertiam nos novos brinquedos instalados.
A remodelação da instituição para atender o conceito adotado pela educação municipal.

Perto do meio-dia foi a vez da Escola Municipal de Ensino Fundamental Erico Veríssimo ser inaugurada. Num clima de festa, com direito a balões coloridos, palhaços e pernas de pau, a escola recebeu o prefeito e equipe para a cerimônia. A Erico Veríssimo também era de administração estadual e foi municipalizada para atender do Jardim 1 ao quinto ano.

Durante pronunciamento, a Secretária Municipal da Educação, Marcia Culau, agradeceu o apoio dos colaboradores e da gestão para que as inaugurações acontecessem e salientou a importância do momento para atender a demanda existente no município.

A banda formada por alunos da EMEF Paulo Freire deu show e agitou a manhã de inaugurações.

Ao falar sobre a importância das inaugurações, Professor Bonatto pediu salva de palma aos alunos da rede e destacou que quem faz a escola são os alunos. "Este momento é de extrema importância para nossa gestão que tem na educação uma de suas prioridades. Uma série de outros projetos estão previstos para o setor, tudo para bem atender os alunos da nossa rede", afirmou.