08 MAR 2022
Dia Internacional da Mulher: secretarias municipais de Viamão realizam ações conjuntas
Sim, hoje o dia é todinho delas! Não que os outros não sejam... Mas hoje, 8 de março, é o Dia Internacional da Mulher! E elas tomaram conta do  Calçadão Tapir Rocha, no Centro de Viamão. A pedido da secretária de Educação, Marcia Culau, todas vieram de branco e estenderam as mãos num grande abraço coletivo, simbolizando um pedido de união e paz.

A coordenadora do Centro de Referência da Mulher (CRM), Marlene Brandão, colocou o serviço à disposição para as mulheres procurarem ajuda quando sentirem seus direitos violados. A vereadora Denise Guedes, representando as mulheres na Câmara, falou que “hoje Viamão avança se autoafirmando na representação de 15% de vereadoras mulheres no Legislativo. Estamos trabalhando lado a lado na construção de uma cidade”.

A secretária adjunta de Saúde, Michele Galvão, lembrou que as mulheres são a maioria e podem ser tudo o que quiserem. “Escolhi uma profissão na qual a maioria dos profissionais são mulheres. A profissão do cuidar dos outros, do cuidar das pessoas, a enfermagem. E, fazendo parte deste governo, pude contribuir e trazer esse olhar para o Cuidado da Saúde da Mulher e da prevenção.”

A primeira-dama, Sabrina Bonatto, destacou a luta coletiva das mulheres para serem reconhecidas e terem o seu lugar. “Esse governo reconhece a mulher e trouxe oportunidade para que as mulheres possam ser incluídas e destacadas no mercado de trabalho.”

O prefeito, Professor Bonatto, entregou um buquê de flores à sua esposa, simbolizando o respeito e cuidado com o público feminino. “As mulheres nos dão uma lição todos os dias. Uma lição de vida todos os dias. Minhas saudações a todas as mulheres! Vida longa!

Dança
O grupo de dança “Mulheres Determinadas”, que tem aula com Projeto de Integração por meio da Dança, na Secretaria Municipal da Cultura (rua dos Açores, 951, Tarumã), todas terças e quintas-feiras, das 9 às 10 horas, realizou um aulão coletivo no Calçadão, após a abertura do evento. O Projeto de Integração por meio da Dança tem a coordenação técnica do Educador Claudir Olmes (Dica), juntamente com a professora de Educação Física Rosvita Daneres (Vita) e o monitoramento da servidora Vera Rosa.

Durante toda a manhã, foram disponibilizados:
– Distribuição de material informativo do CRM e orientação jurídica da OAB na Tenda Lilás;
– Inscrição no Cadastro Único, pela Secretaria Municipal de Cidadania e Assistência Social;
– Consulta de enfermagem para a Saúde da Mulher, com coleta de CP, exame clínico das mamas, solicitação de mamografia, teste rápido de HIV, sífilis e hepatites na Unidade Móvel da Secretaria de Saúde.
Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024