20 SET 2013
Prefeitura de Viamão anuncia estruturação do Departamento de Meio Ambiente

Dentro das atividades comemorativas aos 272 anos de Viamão as questões ambientais também integraram as ações. Na manhã da quinta-feira, 19, o prefeito Valdir Bonatto, acompanhado do vice-prefeito, André Pacheco e pelo secretário municipal de desenvolvimento econômico, Luiz Carlos Telles Lopes, anuncio medidas de estruturação do DEMAM - Departamento de Meio Ambiente. “No dia 2 de janeiro, primeiro dia efetivo de trabalho da nossa administração estivemos visitando o “lixão”, e confesso que o que encontramos lá nos assustou e nos preocupou muito, deste então tomamos a decisão de que as questões ambientais estariam sempre no topo das discussões do nosso governo”, destacou Bonatto.

Entendendo que o desenvolvimento da cidade deve ocorrer de forma responsável e de maneira sustentável, e para que as ações na área ambiental sejam implementadas nestes moldes, a prefeitura de Viamão contratou técnicos para formar o quadro de pessoal do setor, composto por geólogo, engenheiro civil e químico e biólogo, sendo nomeados ainda oito fiscais de meio ambiente. Para pleno funcionamento do DEMAM foram adquiridos ainda, através de recursos do Fundo Municipal de Meio Ambiente, dois veículos, e agora estão em processo de capacitação os técnicos e fiscais ambientais. Na ocasião também foi apresentada a nova diretora do DEMAM, Laci Geanini.

Avaliação Ambiental Estratégica

Juntamente com a contratação de pessoal e aquisição de veículos, o governo contratou uma avaliação ambiental estratégica do município de Viamão. Devido à dificuldades identificadas na proposição de políticas, planos, projetos e programadas ligados às questões ambientais, esta avaliação busca prever, orientar e adequar os possíveis impactos que determinadas ações ou atividades possam causar.