14 JUN 2013
Etapa municipal da CONAE 2014 está com inscrições abertas.

A secretaria de educação promoveu na noite da terça-feira, 11, a abertura oficial da etapa de Viamão da Conferência Nacional de Educação, que acontecerá em fevereiro de 2014, em Brasília.

Participaram da solenidade de abertura, o vereador Jefferson Huffell, presidente da Comissão de Educação da Câmara Municipal, Isolda Fraga, vice-presidente do Conselho Municipal de Educação, Luciano Rodrigo da Silva, representando a 28ª Coordenadoria Regional de Educação, Maria Clarice Rodrigues de Oliveira, secretária municipal de educação e o prefeito Valdir Bonatto.

Em sua fala, Jefferson destacou a importâncias dos debates da conferência no que tange a organização das políticas públicas de educação em todos os níveis de governo. Já para a vice-presidente do conselho municipal, Isolda Fraga, a participação de todos nos debates da conferência tornam muito mais consistente os resultados finais da CONAE. O representante da 28ª CRE, Luciano da Silva, ressaltou que Viamão é uma das poucas cidades que possui todas as especificidades em sua rede de ensino. Maria Clarice, secretária de educação do município, apresentou os integrantes do Fórum Municipal de Educação, da qual é a presidente, e também destacou a diversidade da rede de ensino, com escolas rurais, urbanas, e com alunos dos mais diversos grupos étnicos. “As mudanças que a sociedade almeja só acontecem com a participação de todos os segmentos deste mesma sociedade”, enfatizou Bonatto em sua fala.

Neste ano serão debatidos os seguintes eixos:

I - O Plano Nacional de Educação e o Sistema Nacional de Educação, Organização e Regulação;

II - Educação e Diversidade: Justiça Social, Inclusão e Direitos Humanos;

III - Educação, Trabalho e Desenvolvimento: Cultura, Ciência, Tecnologia, Saúde e Meio Ambiente;

IV - Qualidade da Educação: Democratização do Acesso, Permanência, Avaliação, Condições de Participação e Aprendizagem;

V - Gestão Democrática: Participação Popular e Controle Social;

VI - Valorização dos Profissionais da Educação: Formação, Remuneração, Carreira e Condições de Trabalho;

VII - Financiamento da Educação: Gestão, Transparência e Controle Social dos Recursos;

Os debates de cada um dos sete eixos acontecerão nos dia 19 e 20 deste mês em três locais:

Clube dos Casados: Eixos 1, 4 e 5

Escola Estadual Setembrina: Eixos 3, 6 e 7

Walter Graf: Eixo 2

A plenária final será na quinta-feira, 20, a partir das 13h30min no Clube dos Casados.

Mais informações e inscrições antecipadas podem ser feitas no site da prefeitura, em www.viamao.rs.gov.br