12 JUN 2013
Vacinação contra a paralisia infantil segue até o dia 21

O Dia D contra a Paralisia Infantil levou mais de 8 mil crianças a receberem a imunização contra o poliovírus neste sábado, dia 8, em todo o município de Viamão. O sábado ensolarado contribuiu para o sucesso da campanha, que já no primeiro dia vacinou cerca de 52% da meta estabelecida pelo Ministério da Saúde, que é de 15 mil  crianças.

Até o dia 21 de junho, os pais e responsáveis poderão levar seus filhos com idade entre 6 meses e 4 anos, 11 meses e 29 dias para receber as duas gotinhas da vacina Sabin. A imunização estará disponível em todas as 16 unidades de saúde, no horário das 8 às 17 horas.  A Secretaria da Saúde também está disponibilizando uma unidade móvel de saúde para as regiões com grande concentração populacional. Hoje, quarta-feira (12), a unidade estará no Valença e Fiúza. Já na quinta-feira (13), estará na Esmeralda, Gaúcha e São Miguel. Na sexta-feira (14), estará nas Augustas e Cecília. Sábado (15), estará na Santa Isabel e Jari e, domingo (16) estará na Aparecida e Monte Alegre.

Cabe ressaltar, como foi no ano anterior, a 34ª edição da campanha contra a poliomielite acontecerá em uma única etapa. A paralisia infantil está erradicada no país desde 1990, mas, anualmente, a imunização se faz necessária devido a doença ainda fazer parte de muitos países. O último caso de poliomielite foi notificado no ano de 1989, em Goiás. Em 1994, o Brasil recebeu o certificado de erradicação da doença.

De acordo com a secretária de Saúde, Sandra Sperotto, é importante que os pais que não levaram seus filhos para receber a imunização o façam até o dia 21. “Já estamos há 24 anos sem a doença, graças aos pais ou responsáveis que levam seus filhos para receber a vacina anualmente. É importante esta conscientização para que nunca mais haja casos de poliomielite em nosso país. Também é importante levar a carteira de vacinação da criança para atualização”, explica a secretária.