17 MAR 2021
TUDO ÀS CLARAS

Para que os viamonenses tenham mais qualidade de vida e segurança à noite nas ruas, o Departamento de Iluminação Pública (DIP) da Prefeitura de Viamão funciona cerca de 14 horas por dia para que o município fique às claras.

De janeiro a 12 março, foram registradas 987 solicitações de conserto de luminárias. Destas, já foram atendidas 632 solicitações. A estimativa do DIP é que o restante das solicitações (355) seja atendido até o final deste mês.

São três equipes: duas atendem à zona urbana e uma atende à zona rural. Estão organizados para atender os três turnos – manhã, tarde e noite. “Viamão está às claras! Hoje, cerca de 80% das demandas solicitadas através do Fala Cidadão já estão atendidas”, comemora o diretor de Iluminação Pública, Jorge Paim.

As equipes que atendem aos turnos da manhã e tarde são direcionadas conforme solicitações protocoladas através do Fala Cidadão. Paim explica que cada equipe consegue atender, na zona urbana, cerca de 35 consertos ou troca de lâmpadas por dia. Na zona rural o deslocamento entre uma região e outra é maior, por conseguinte o número de pedidos atendidos é menor, cerca de 20 por dia.

A equipe que trabalha no turno da noite, tanto na zona urbana, quanto na zona rural, faz vistorias nos bairros em que as solicitações são mais freqüentes. “As equipes do dia já saem com essa planilha da Secretaria de Obras e Serviços Públicos (Smosp) para atender às solicitações que são encaminhadas através do Fala Cidadão e, quando anoitece, seguem o cronograma de roteiros noturno atendendo principalmente as avenidas fazendo a troca de lâmpadas ou conserto das luminárias”, explica o diretor de Iluminação Pública.

TIPOS DE LUMINÁRIAS

Viamão conta com três tipos de luminárias. Na zona urbana, estão instaladas luminárias de vapor de sódio, que hoje são maioria. No Centro e na ERS 040, nos entroncamentos e pontos de paradas de ônibus ao longo da Avenida Senador Salgado Filho, estão instaladas luminárias de led. As luminárias de led possuem uma maior cobertura de iluminação. Elas foram implantadas em junho de 2016 e estão ainda em teste, sendo analisada a sua vida útil, fluxo luminoso e manutenção. Na zona rural, estão instaladas luminárias de vapor de mercúrio, cuja iluminação não agride o meio ambiente.

SOLICITAÇÕES

Se você sabe onde tem um poste de iluminação com lâmpada queimada, você pode anotar qual a rua e localização (em frente número tal), para que seja identificado pela equipe do DIP, e solicitar o serviço através do Fala Cidadão telefone 156 (zona urbana) ou subprefeituras de Águas Claras e Itapuã (zona rural).

Se você fez a solicitação antes de 1º de janeiro de 2021 e ainda não foi atendido, por favor, faça novamente a solicitação.