17 FEV 2021
VIAMÃO PASSA DE 5 MIL VACINADOS. IMUNIZAÇÃO DOMICILIAR É DESTAQUE

Viamão foi destaque na imprensa estadual e nacional nos últimos dias em função da maneira com a qual efetivou o plano de vacinação contra Covid-19 durante o feriado de Carnaval.

O programa Jornal do Almoço da RBS TV, destacou nesta terça-feira (16), o plano de vacinação no município, apresentando imagens e explicando a maneira com a qual os idosos, ou familiares, devem proceder para realizar o cadastramento e receber a visita de uma das oito equipes que aplicam a imunização.

No domingo (14), o site do jornal O Globo publicou: “Há ainda cidades que adotaram uma tática mais pulverizada que a das UBSs. Viamão na Grande Porto Alegre, montou esquema em que os idosos, acamados ou não, precisam esperar em casa os vacinadores... - Segundo a assessoria de imprensa da cidade gaúcha, o método foi desenhado para atender características rurais e evitar aglomeração. Até a última sexta, Viamão havia conseguido usar 42% das doses recebidas”.

Na segunda-feira o portal de notícias GZH afirmou que: “Em Viamão, as equipes de vacinação seguem trabalhando normalmente nesta segunda-feira, indo nas casas de idosos que agendaram a vacinação anteriormente pelos canais de comunicação da prefeitura”.

ATUALIZAÇÃO DOS NÚMEROS

Até o final da tarde desta terça-feira (16), as equipes da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) haviam aplicado um total de 5.170 doses de vacinas. De acordo com a SMS, deste total 351 foram em idosos moradores de Instituições de Longa Permanência (ILPI); 238 em pessoas com deficiência e que são institucionalizadas; outras 151 doses em indígenas;  além disso, um total de 3.178 profissionais da área de saúde receberam a imunização. Por fim, até ontem um, total de 1.252 idosos receberam a primeira dose da imunização contra Covid-19 em suas casas.

A SMS também abriu um posto de vacinação para os idosos no Centro de Especialidades da 44, também somente por agendamento. Para realizar o cadastramento dos idosos é preciso que seja enviado um e-mail para vacina@viamao.rs.gov.br com dados como nome, data de nascimento, endereço e CPF do idoso. De acordo com a secretaria, existem horários disponíveis para a aplicação do imunizante para todos os dias da semana, de hoje (17) até o próximo sábado (20).

Fonte: Prefeitura de Viamão
Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024