14 FEV 2013
Triturador de resíduos já opera no aterro sanitário de Viamão

Na manhã desta quinta-feira (14) o governo municipal põs em funcionamento o britador instalado no lixão da cidade, a máquina tem por função triturar os restos de obras, a chamada caliça, proveniente da construção civil e demolição. Com o material já produzido pelo equipamento, mais de 60 toneladas, foi feita a recuperação dos acessos ao lixão, evitando o acúmulo de barro e facilitando o trânsito de caminhões na área.

Até o final do mês de fevereiro devem chegar mais duas máquinas que contribuirão no trabalho de reaproveitamento dos resíduos, uma fará a trituração de madeira e a outra fabricará os módulos de concreto para meio-fio e blocos de pavimentação. Encontra-se em processo de licitação também a construção do galpão de reciclagem. A capacidade de produção na primeira fase do centro de processamento será de até 25 toneladas/hora de resíduos da construção civil e demolição, 30 toneladas/mês de resíduos ferrosos para aproveitamento e 440m³/mês de madeira residual de demolição e construção civil.

O prefeito Valdir Bonatto destacou que desde seu primeiro dia útil no cargo, quando visitou o aterro municipal, no dia 2 de janeiro, resolver a questão ambiental e regularizar a situação do local tem sido uma de suas prioridades. Juntamente com a implantação de uma cooperativa de recicladores para fazer a triagem do material recebido no lixão, o processo de descarte por parte das empresas do município também foi disciplinado.

Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024