05 FEV 2013
Prefeitura discute obras em Viamão com Secretário Estadual

Viabilizar obras para a cidade de Viamão e que atendam a região, esta foi a pauta da reunião na manhã desta terça feira (05) entre o Prefeito Valdir Bonatto e o Secretário de Obras do Rio Grande do Sul, Luiz Carlos Busato. O titular da pasta estadual informou no encontro os planos de retomada dos investimenstos por parte do Estado. Busato ressaltou que a SOP, através da Metroplan é parceira de Viamão no quiz diz respeito à busca de recursos do PAC da Mobilidade do Governo Federal, tanto para obras internas do município para outras de abrangência regional. Já a administração municipal destacou a implantação de um Departamento de Projetos na Secretaria de Gestão, que tem por finalidade o gerenciamento de projetos, desde a sua captação até a conclusão.

Entre as obras mais relevantes para a mobilidade urbana, destacaram-se o projeto de recuperação da Estrada da Branquinha, na Vila Universal, que contribuirá para o desenvolvimento e facilitará o transporte coletivo na região, e a duplicação da Estrada Caminho do Meio, na divisa com Alvorada, que servirá para desafogar o trânsito na RS 040.

Outro assunto do encontro foi as demandas de Itapuã, que terá por parte do governo municipal uma atenção especial buscando fomentar a economia local e da cidade, com projetos nas áreas do turismo, energia eólica, entre outras e por parte do governo estadual há projeto para criação de um complexo náutico pesqueiro. Valdir Bonatto destacou a possibilidade da instalação de um porto em Itapuã, e com os estudos de viabilidade da construção de um novo aeroporto, o qual Viamão é uma das cidades com potencial para receber o empreendimento, o município tornaria-se um corredor de negócios.

Prefeito e Secretário discutiram ainda obras nas escolas estaduais da cidade, onde segundo Busato a Escola de Ensino Fundamental Walt Disney, na Santa Isabel e o Colégio Estadual Barão de Lucena, na São Tomé, receberão melhorias, dentro do Plano de Necessidades de Obras (PNO) do Governo do Estado.

Na área de infraestrutura, a construção de duas novas subestações de energia elétrica, em Águas Claras e outra no JARI, e mais a reforma da subestação da Estrada do Cocão foram destacadas.

Aproveitando a vinda à Viamão, o Secretário Estadual aproveitou para verificar junto à Secretaria Municipal de Obras a real situação da escavadeira hidráulica cedida no ano passado pelo Estado para fazer a limpeza do Arroio Feijó, e a nova administração detectou que a máquina estava estragada. Tão logo seja feito o conserto, a escavadeira será utilizada nos trabalhos junto ao Arroio Feijo, que foi contemplado com recursos da União no Plano Nacional de Gestão de Desastres Naturais, e prevê a construção de um reservatório, três diques de contensão e duas pequenas barragens.

Ao final Bonatto ressaltou a disposição do município de ocupar seu lugar nos espaços de discussões nas câmaras temáticas que buscam viabilizar o desenvolvimento das cidades e do Estado como um todo.

Acompanharam a reunião o Secretário Municipal de Gestão, Marcos Heinrich, a Diretora Geral da Secretaria, Liliani Cafruni, e mais o vereador Eraldo Roggia e o Diretor da SOP, Ederson Machado.

Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024